Espero que você goste desse artigo.

Se você quer minha ajuda para aprender aerografia, clique aqui.


Guia Completo Sobre Primer, Primer Pu e Wash Primer Automotivo

GUIA COMPLETO SOBRE PRIMER PRIMER PU E WASH PRIMER AUTOMOTIVO DANIELLATIM

Saber qual desses diferentes tipos de primer escolher para usar no trabalho, com certeza não é uma tarefa fácil, certo?

Nesse artigo vou apresentar para a verdadeira diferença entre o wash Primer, primer universal, primer pu e também como e quando deve usar cada um deles.

Sem contar que vai saber sobre os componentes importantes que deve utilizar antes e depois de aplicar o primer...

Por isso é importante que você acompanhe até o final esse artigo.

Lendo até o final vai dominar de uma vez por todas.

  • O que é o primer automotivo?
  • Para que serve o primer automotivo?
  • Pra que serve o wash primer automotivo?
  • Pra que serve o primer automotivo universal?
  • Pra que serve o primer pu automotivo?
  • O que é seladora automotiva?
  • O que é preto fosco vinílico?
  • Quando usar o primer automotivo?
  • As diferenças entre o primer pu, wash primer e primer universal?
  • Qual a diferença entre wash primer e preto fosco vinílico?
  • Como aplicar o primer corretamente?
  • Vale a pena usar primer em spray?

Disponivel por tempo limitado

Descubra Como Fazer Aerografia Usando o Plano de Ação de 7 Dias

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como um artista profissional.

O que é o Primer?

O primer pode ser chamado como primário, também conhecido como fundo preparador, sendo uma tinta especial para preparação de superfícies.

É universal em todos os esquemas de pintura onde é considerada um dos seus mais importantes entre todos os demais elementos.

Foi desenhado para aderir à superfícies e formar uma camada de ligação para a tinta ter uma maior aderência na superfície.

Pra que serve o Primer Automotivo?

Esse produto é utilizado para realizar a preparação das peças automotivas, permitindo corrigir imperfeiçoes na superficie e também ajudar na ancoragem da tinta.

Se não deseja ter problemas em suas pinturas, o primer pode ser um produto essencial no projeto, ajudando a ficar longe de problemas que podem aparecer, se não for aplicado corretamente.

Se você não sabe o que é o fundo preparador vou explicar rapidamente.

O fundo preparador é o que faz a acoragem do primer, evitando descascar com o tempo, permitindo realizar pinturas em peças de plástico, metal, aço entre outras superfícies.

Porém, existe um produto específico para cada tipo de material, que é necessario aplicar antes do primer, evitando problemas posteriores com a pintura finalizada.

Diferente do primer universal e do primer pu, temos o wash primer.

Esse produtos é considerado um fundo preparador devido sua quimica que ajuda na ancoragem em diferentes superficies e ainda protegendo contra ações da chuva, sol e ventos.

Permitindo que a peça tenha total proteção com o passar do tempo.

Geralmente é aplicado na chapa crua para que tenha efeito correto.

A aplicação é muito simples, basta ler a embalagem pois cada marca tem uma recomendação de aplicação e pode ser aplicado com uma pistola de pintura com bico 1.2 mm à 1.7 mm.

E após o produto bem seco você não precisa realizar o lixamento da peça, seguindo com as próximas etapas.

Para que serve o wash primer?

Como já foi citado anteriormente vou reforçar para melhorar a compreensão sobre o Wash primer.

Ele é utilizado como um isolante do metal para que possamos aplicar o primer universal ou o primer pu sendo um fundo preparador.

O Wash Primer é para selar a chapa crua e proteger da oxidação, evitando a contaminação por ferrugem na peça com o passar do tempo.

A utilização do wash primer é simples e prática, você deve aplicar somente no metal que está exposto em sua pintura, ele vai garantir que sua peça não tenha problemas com corrosão.

E realizando esse processo vai garantir que seu trabalho tenha qualidade e durabilidade, possibilitando aplicar o primer em seguida.

O tempo de secagem do wash primer pode variar de 15 a 30 minutos, tudo vai depender se você utiliza estufa ou não em seus projetos.

Porque devo usar o primer automotivo universal?

O Primer universal é utilizado para preparação da peça e corrigir a superfície de pequenos defeitos, ajudando na fixação da tinta que será aplicado.

É muito importante tomar cuidado ao aplicar onde a tinta antiga seja o spray, esmalte sintético e tintas que não são indicadas para linha automotiva.

O primer universal ele tem uma consistência ideal para ser aplicado com uma pistola 1.2 mm conseguindo ótimo acabamento nas peças.

O preparo do primer universal correto vai depender do fabricante, mas a maioria é:

  • 100 partes de primer universal
  • 100 a 120% de thinner laca nitrocelulose
  • A Viscosidade deve estar entre 18 a 22 segundos copo ford-4 a 25ºC.

O tempo de secagem pode variar de 30 minutos a 2 horas, tudo vai depender da marca e se você utiliza estufa ou não em seus projetos.

Para que serve o primer pu automotivo?

O primer poliuretano, também conhecido como primer PU, é um fundo assim como o primer universal.

Utilizamos na preparação de superfícies, promovendo aderência e deixando um bom acabamento para a pintura da peça.

É um produto bi-componente com alto teor de sólidos, por isso oferece um acabamento superior para o trabalho, porém serve apenas para determinados tipos de tintas.

Por ser um produto bi-componente, o primer pu depende do uso de catalisador para sua secagem.

O uso do catalisador desproporcional, diluição divergente com a indicação e/ou intervalo entre demãos diferentes do recomendado, podem causar fervura.

Sua principal vantagem é que não é preciso realizar a remoção por completo de determinadas tintas que está na peça para aplicação do primer pu.

Ele é muito mais pegajoso que o primer universal e para se ter uma boa aplicação você vai precisar de uma pistola de pintura com bico mínimo de 1.4 mm.

O preparo do primer pu correto vai depender do fabricante, mas a maioria é:

  • 5 partes de primer pu
  • 1 parte de catalizador
  • A Viscosidade deve estar entre 18 a 30 segundos copo ford-4 a 25ºC.

O que é seladora automotiva?

A seladora é um produto usado para fazer a ancoragem do primer ou da tinta em peças de plastico, garantindo durabilidade no acabamento final.

Como você já aprendeu, o primer ele não deve ser aplicado direto no metal, plastico ou ferro, pra isso existe produtos que tem uma função importante para garantir a fixação na superfície.

Em peças de plastico o produto a ser usado é a seladora, esse produto vai proteger sua peça e garantir a ancoragem do primer ou da tinta aplicada.

Como mencionado anteriormente, em alguns casos você não precisa aplicar o primer já que a seladora vai fazer a ancoragem da tinta como faz com o primer.

A seladora deve ser aplicada na superfície lixada e com a limpeza feita por um pano de micro fibra, para não haver nenhuma impureza que possa prejudicar sua pintura.

Seladora não danifica o plástico?

O produto usado para preparar peças automotivas não causa nenhum dano ao plastico, se você realizar os procedimentos corretos que o fabricante informa não vai ter problemas.

Alguns problemas pode acontecer devido a falta de experiencia e por usar produtos de baixa qualidade influenciando no resultado final.

Por isso é sempre importante seguir as instruções do fabricante, assim você evita qualquer problema em suas pinturas.

DISPONIVEL POR TEMPO LIMITADO

Descubra como Fazer Aerografia usando o Plano de Ação de 7 Dias

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como um artista profissional.

O que é preto fosco VINÍLICO?

O Preto vinílico tem a mesma finalidade do wash primer, mas uma das vantagens está em sua composição permitindo ter um acabamento final na peça.

É muito utilizado para proteger peças como:

  • Alumínio.
  • Zinco
  • Estanho
  • Galvanizado
  • Inox

Em alguns casos não precisando aplicar o primer garantindo qualidade profissional e também qualidade na pintura final realizada.

Além de realizar a proteção das peças em metal, o perto fosco vinílico serve perfeitamente para a preparação de peças que tem alta temperatura.

Isolando e conservando a sua pintura do calor para que não danifique a pintura posteriormente.

Esse produto não deve ser diluído para não perder sua eficacia, assim você deve utilizar somente o catalizador e preparar conforme o fabricante indica no rotulo.

Alguns fabricantes exige que o bico da pistola para aplicar esse produto deve ser de 1.2 mm á 1.5 mm, seguindo esse parâmetro você vai conseguir aplicar o produto de forma correta e tranquila.

Devo realmente usar o primer automotivo?

O grande fator de muitas pinturas não ficarem boas, é a pessima aplicação do primer ou até mesmo de não ter usado os produtos corretos para a preparação da superfície.

O principal problema de não utilizar o primer é o desplacamento da tinta da superfície, já presenciei muitos casos como esse.

É muito frustrante quando temos este tipo de problema, forçando ter que realizar a preparação da superfície e começar a arte novamente do zero.

Nem sempre o problema é causado devido à falta do primer, o fator que influencia está na preparação e também em sua aplicação.

Muitas vezes não é utilizado a pistola de pintura correta como o fabricante indica.

O segredo está na catalização que vai garantir uma boa aplicação, você deve usar as instruções que o fabricante fornece no rótulo do produto para evitar qualquer problema.

Conseguindo obter o melhor resultado em seu trabalho.

Geralmente o primer universal ele é mais líquido do que o primer pu.

Em alguns casos é preciso de uma pistola de no mínimo 1.2 mm, se você usar as recomendações do fabricante você vai ter um ótimo resultado final.

Quando usar o primer automotivo?

A maior dúvida de quem está começando no ramo da aerografia é saber realmente quando se deve utilizar o primer automotivo.

Eu confesso para você que também tive muita dificuldade em saber qual o momento certo que deviria usar, evitando não correr o risco de ter problema com a minha pintura.

Vamos entender primeiramente quando devemos usar o wash primer, que a princípio é o mais importante na maior parte das situações.

O wash primer foi desenvolvido para realizar a ancoragem dos produtos aplicados no metal ou aço totalmente crua, impermeabilizando a peça para evitar que ocorra de aparecer ferrugem.

É necessária aplicar esse produto uma única vez, antes do primer universal ou do primer pu.

Os dois últimos tem a mesma função de aderência da tinta na superfície, mas não teria essa proteção contra a oxidação.

A aplicação deve ser feita sempre que você tiver uma peça que tenha o metal à mostra, assim ele faz a proteção da peça e ajuda na fixação do primer para realizar o processo de pintura final.

Se não for aplicado o wash primer, pode haver o desplacamento da tinta, colocando você na estaca zero.

Já o primer automotivo universal ou primer pu automotivo eles são utilizados em qualquer superfície para remover imperfeições da peça e garantir acabamento profissional.

Dependendo do trabalho você pode usar o primer universal que vai lhe atender muito bem.

A grande vantagem do primer pu é que ele é composto de polímeros de uretano que promove uma ligação entre suas partículas muito mais rígida, permitindo em algumas situações um acabamento mais profissional.

Esse tipo de primer deve ser usado conforme o fabricante indica, assim vai conseguir obter o melhor resultado.

Os dois primers que citei eles têm a mesma função, porém, o primer pu é muito mais forte quimicamente.

Isolamento a peça por completo sem necessitar aplicar muito material sobre a superfície, comparada ao primer automotivo universal.

Qual a diferença entre todos esses primers?

Para explicar detalhadamente sobre a diferença entre wash primer, primer universal e primer pu preparei um vídeo explicando a pequena diferença que existe entre cada produto.

Como aplicar o primer automotivo corretamente na SUPERFÍCIE?

Para aplicar o primer corretamente na superfície você deve ter algumas habilidade para ter um bom resultado final e não ter que refazer seu projeto varias vezes.

As Habilidades necessárias para aplicar o primer são:

  • 1. Saber preparar o primer pu ou universal corretamente.
  • 2. Saber regular a pistola de pintura.
  • 3. Saber manusear a pistola de pintura.
  • 4. Lixar a superfície corretamente para ter maior aderência.

A combinação dessas informações vai possibilitar você aplicar o primer facilmente em qualquer superfície e ter qualidade profissional, evitando problemas amadores.

Importante: Antes de aplicar o primer, você aprendeu que deve aplicar wash primer, preto fosco vinílico ou a seladora antes de aplicar o primer para ter maior aderência na superfície.

Com a superfície preparada para receber o primer você deve aplicar entre 2 a 3 passadas cruzadas com intervalo de 5 a 10 minutos, esse tempo pode variar de acordo com a marca do produto.

Alguns primers tem uma cura completa de 30 minutos em outros casos pode demorar mais de 3 horas, é importante que leia as recomendações do fabricante.

Qual cor de primer automotivo usar?

Atualmente no mercado automotivo existe 5 cores de primers que você pode usar que vai facilitar a pintura final das suas peças e ajudar você a economizar tempo de trabalho.

Os 5 tipos de primers que você pode utilizar são:

  • Cinza Escuro
  • Cinza Escuro Médio
  • Cinza Médio
  • Cinza Claro
  • Branco

Com essas cinco cores de primers você pode acelerar no processo de pintura garantindo qualidade final e um acabamento profissional.

É importante notar que ao utilizar um primer escuro, vai ter uma influencia significativa na cor final da sua pintura e pra isso é fundamental escolher o primer correto para seu projeto.

Qual pistola de pintura usar?

Na aplicação do primer é fundamental ter apenas uma pistola dedicada para essa finalidade.

O motivo é simples, se não for feita a limpeza correta, pode danificar seu projeto devido a resíduos que acabam sendo projetado no processo de pintura.

indicação da pistola ideal para essa finalidade pode variar de cada fabricante por isso é importante que você faça uma busca para obter informações corretas.

No vídeo a seguir explico como escolher a pistola ideal para aplicação do primer

DISPONIVEL POR TEMPO LIMITADO

Descubra como Fazer Aerografia usando o Plano de Ação de 7 Dias

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como um artista profissional.

Quando devemos aplicar o primer na pintura?

O primer deve sempre ser aplicado, seja para realizar um reparo ou uma pintura por completo.

Em alguns casos na aerografia você não vai precisar aplicar primer, apenas quebrar o verniz na lixa já vai ser o suficiente para você realizar seu desenho e assim finalizar com verniz novamente.

Porem como não sabemos se a peças que vamos trabalhar foi preparada corretamente, corremos um risco de desplacar ou até danificar nossa arte.

Necessitando aplicar o primer para corrigir algumas falha na peça e também ajudar na aderência da tinta que vai ser aplicada.

Como diluir e catalisar o primer pu automotivo?

Realizar a diluição e catalise do primer não é complicado e vou te mostra uma formula matemática que vai acelerar sua vida nesse processo.

Existe duas formas que os fabricantes indicam você catalisar sendo:

  • 1. Régua de Catalise
  • 2. Copo de Catalise

Utilizando uma das duas formas que é indicado pelo fabricante vai ser fácil preparar o primer, wash primer e até mesmo preto vinílico.

O grande problema é que utilizar essas ferramentas não é fácil.

E atualmente existe uma formula para preparar esses produtos usando um copo com medidas em ml e uma calculadora.

Como funciona essa formula?

Todos os produtos que precisa de catalizador é possivel usar essa formula, sem que haja problemas na pintura.

Vou usar um exemplo simples para você compreender como proceder, sendo um primer pu, onde vamos necessitar:

  • 4 partes de primer.
  • 1 parte de catalizador.

Agora é onde entra a matemática...

Para fazer funcionar você deve ter uma quantidade como objetivo final.

Para esse exemplo, vamos imaginar que precisamos preparar 100 ml de primer catalizado.

A primeira parte da formula para fazer o preparo é simples, você deve somar a quantidade de primer (4 partes) com a quantidade de catalizador (1 parte) chegando a um valor final de (5 partes).

A segunda parte da formula é pegar a quantidade final de 100 ml que desejamos e dividir por 5, sendo 100 ml / 5 partes = 20 ml.

O valor de 20 ml representa cada parte que precisamos para preparar o primer que vamos utilizar, mas antes de sair misturando todos os produtos vamos fazer mais uma conta.

Com o resultado de 20 ml, agora precisamos saber quanto de primer precisamos colocar e quanto de catalizador vamos precisar para chegar nos 100 ml de primer catalizado, e fazer isso é simples.

Ao multiplicar 4 partes de primer por 20 ml, temos a quantidade de primer que temos que por em nosso recipiente e os 20 ml restante é o catalizador que vamos adicionar no final.

E assim você tem um primer preparado sem a utilização de régua ou copo de catalise, que muitas vezes não é tão simples conseguir.

Se o produto que você for preparar tiver que adicionar o thinner, é só somar como fizemos na primeira parte, assim ao final de tudo você vai ter o valor correto contando com o thinner.

Qual tinta aplicar após o primer automotivo?

Algumas pessoas não sabe ao certo quais são as tintas que pode ser aplicado após o primer e a resposta para essa dúvida é simples.

Atualmente existe 3 tipos de tintas que são as mais utilizadas na pintura automotiva que você pode comprar facilmente.

As 3 melhores tintas para realizar suas pinturas são.

Essas são as 3 principais tintas que você pode usar sobre o primer e obter uma pintura profissional em seus projetos.

Primer automotivo em spray é bom?

Muitas pessoas costumam procurar por primer em spray para realizar a preparação, pois, assim não necessitam de uma pistola de pintura.

Mas será mesmo que o primer spray é bom para o seu trabalho?

A grande questão é se for para repintar uma peça de carro, não recomendo este produto.

Devido sua química ser preparada para ser pulverizada com facilidade, pode ter reação com a tinta da superfície causando mais problemas do que a solução.

Esse tipo de produto só é recomendado se você faz trabalhos em artesanato que pode facilitar muito e ainda agilizar o processo devido ele ter uma secagem super rápida.

Pense mesmo na qualidade, se for aplicar em um carro ou moto, não recomendo que utilize esse produto.

Você pode aumentar a chance de ter problemas, e correr o risco de gastar muito mais dinheiro.

Para trabalhos automotivos recomendo que faça o investimento em um compressor e pistola de pintura.

Evitando muitos problemas e garantindo a melhor qualidade e a satisfação do seu cliente.

DISPONIVEL POR TEMPO LIMITADO

Descubra como Fazer Aerografia usando o Plano de Ação de 7 Dias

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como um artista profissional.

CONCLUSÃO

Agora você aprendeu detalhadamente como preparar suas peças seja automotivas ou não.

Aprendeu como usar os seguintes produtos:

  • Primer pu automotivo.
  • Primer automotivo universal.
  • Wash primer.
  • Wash primer preto fosco vinílico.
  • Seladora para plástico.

É muito importante que você coloque em prática todas as dicas que aprendeu aqui nesse artigo para melhorar a qualidade final dos seus projetos.

Se você não sabe qual pistola de pintura usar para realizar esse processo descubra agora como escolher a melhor pistola de pintura para tintas e primers.

Me diga nos comentários o como você estava preparando suas peças automotivas?

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos, assim você pode ajudar mais pessoas com esse conteúdo.


  • Por favor, gostaria de saber se para aplicar o primer universal em spray eu preciso antes tirar toda a tinta da peça, ou só posso lixar um pouco e aplicar o primer ? Lembrando que é uma peça pequena, de alumínio e um pouco rugosa, mas em boa condições está a tinta.

    • Olá Marcelo tudo bem?
      Nesse caso não precisa tirar toda a tinta da superfície, mas deve lixar toda a peça com uma lixa 320 e depois aplicar o primer, assim vai ter uma boa fixação do primer. Espero ter ajudado, Abraços!

  • Olá. Muito bom seu artigo. Acredito que você pode me tira uma dúvida: posso aplicar primer PU numa peca de PRFV e estocá-la ao tempo? Isto pode danifica o primer?
    Obrigado

  • Muito bem explicado. Gostei bastante!
    No entanto fiz uma experiência e parece que não deu muito certo, veja se pode ajudar…
    Estou pintando algumas peças da minha moto e realizei todos os procedimentos para ter um bom resultado: lixei todas as peças, passei o wash primer e passei o primer universal.
    Na hora de passar a tinta, queria passar o Preto PU, porém não encontrei. Vi que tinha guardado o Preto Fosco Vinílico e resolvi passar em cima do Primer Universal mas percebi que ao passar um pouco a unha ele descasca.
    Você acha que se eu passar algumas demãos de verniz poderá resolver ou perdi o trabalho?
    Abraço!

    • Olá Léo tudo bem?

      Se você pintou sobre peças de plástico deve passar após lixar sua peça a seladora automotiva, após isso pode aplicar a tinta sobre a peça, não precisando do primer nem do wash primer.

      Nesse caso, você vai ter que refazer o processo porque os produtos não tem ancoragem na superfície e se você aplicar outros produtos sobre eles vai descascar com o tempo. Abraços!

  • boa tarde.
    gostei muito sobre seu artigo!
    estou trabalhando a pouco tempo em uma loja onde vende produtos automotivos e preciso estar por dentro dos produtos para poder vender. e seu artigo foi muito util. parabens pelo trabalho.

  • 1. Caso a necessidade de eliminar imperfeições não seja tão fundamental, porém a durabilidade e proteção contra ferrugem sim, é possível pintar diretamente sobre o washprimer (washprimer + tinta), ou necessariamente deve-se aplicar o primer antes da pintura (whashprimer + primer + tinta?
    2. É correta a informação que não se pode secar por muito tempo o washprimer antes de aplicar o primer, sendo necessário removê-lo e reaplicar caso passem muitas horas depois de ser aplicado?

    • Olá Ronaldo tudo bem?

      Vamos a o primeira pergunta. Tudo vai depender do estado que está sua peça, se sua peça está sem imperfeições na superfície, você pode pintar sobre o wash primer sem problema, mas geralmente é indicado usar o primer para ajudar na fixação da tinta sobre a superfície garantindo qualidade e durabilidade.

      Segunda Pergunta: Todos os produtos usados na linha automotiva tem as indicações do fabricante para evitar problemas pós pintura, de acordo com alguns testes que fiz não tive problemas com o wash primer seco, mas é importante seguir as recomendações do fabricante.

      Abraços,
      Daniel Latim

  • “Para trabalhos automotivos recomendo que faça o investimento em um compressor e pistola de pintura.”

    Tipo de comentario com pensamento comercial. Primeiro que nem todo mundo pode “investir” em um compressor e pistola de pintura. Alem de serem caros ao final do trabalho vc fica com dois trambolhos elefantes brancos caros e de dificil manuseio. Ai cai na proxima dificuldade: Para usar compressor e pistola precisa saber usa-lo. Vais precisar de tempo para aprender a mexer no compressor e manusear a pistola.

    O que muitos nao entendem é que quem procura produtos em spray o faz justamente pela praticidade, por nao ser muito caro e ser de facil manuseio. Não é dificil e não demora pra aprender a fazer uam pintura em spray que seja satisfatoria a nivel amador. Vamos supor que alguem arranhou o paralama do meu carro, eu vou comprar compressor e pistola pra arrumar um arranhão? Vou deixar alguem cobrar de 300~500 reais pra pintar uma peça? Não eu vou é no spray mesmo, e muito me estranha a dificuldade que é pra arrumar uma marca que fabrique primer PU em spray.

    • Salve Jr, como você mesmo disse TIPO DE PENSAMENTO COMERCIAL.

      Se alguém risca o seu paralama e você não quer ter que pagar 300 a 500 reais e não faz a menor diferença se vai ficar com tonalidades diferentes, você pode aplicar spray tranquilamente, meu objetivo é orientar as pessoas a fazer sempre o melhor trabalho com menor investimento e qualidade final.

      Quando alguém fala que um compressor é caro, tintas cara é porque precisa fazer um trabalho pontual e não vive dessa profissão e está tudo bem, para isso criaram os spray, para atender uma parcela da população que não liga para acabamento e qualidade, necessitando de executar um trabalho rápido e esporádico.

      Abraços!

  • Bom dia!

    Posso passar tinta PU em cima de primer universal, neste caso estou pensando pintar um porta de madeira, é possivel? e em outra situação posso passar o primer universal em cima do primer PU?

    • Olá Paulo, Tudo bem?

      Você pode aplicar a tinta PU sobre o primer universal sim, se você pretende aplicar o primer universal sobre outro primer no caso PU, sugiro que o mesmo esteja com a cura total, assim pode fazer o processo de lixamento e aplicar o primer universal.

      Abraços,
      Espero ter ajudado!

  • Fala Daniel, tudo certo? Depois de “ser forçado pela necessidade” a comprar um aerógrafo, venho lendo bastante o seu conteúdo aqui e no Youtube. Li aqui sobre o uso de seladora. Se for possível me dar uma dica, agradeço demais! Seladora automotiva em aerógrafo precisa ser diluída também? E se precisar de diluição, é mais ou menos o mesmo esquema das tintas, de testar a proporção até que fique com aquela “consistência de leite”? Abraço e obrigado pelo ótimo conteúdo que você disponibiliza!

    • Olá Mauro, fico feliz que esteja acompanhando os conteúdos publicados. 😁
      Sobre a seladora não precisa de diluição até mesmo porque já tem uma consistência bem liquida e não vai ter problemas na aplicação com o aerógrafo, porém recomendo que limpe muito bem o aerógrafo após o uso para evitar problemas futuros. Abraços

  • Excelente artigo, Daniel tenho uma dúvida, estou fazendo a pintura de portão com material automotivo, ja preparei tudo, irei aplicar washprimer, primer PU e finaliza com uma tinta PU. porem a minha duvida é a seguinte… posso aplicar esses materiais em uma só sequência? sem esperar que eles sequem por completo e seja necessário ativar a com lixamento?

    • Olá Rian, fico feliz por gostar do conteúdo!

      Respondendo sua pergunta, o recomendado é seguir cada etapa e esperar o tempo de secagem conforme a recomendação do fabricante, porque se não seguir essa recomendação, pode descascar com o tempo e até mesmo dar alguma reação química devido os produtos estarem molhados, necessitando a remoção completa. Abraços!

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >