A grande dificuldade de pintores iniciantes é saber ao certo qual a tinta ideal para realizar suas pinturas e conseguir obter a melhor qualidade sem muito esforço, não é mesmo?

Pode parecer simples escolher uma tinta, mas atualmente com o desenvolvimento da tecnologia existem tintas com alta durabilidade e flexibilidade para que não precisemos fazer a mesma pintura várias vezes.

E nesse artigo irei te guiar sobre a tinta automotiva pu, uma tinta de alta qualidade e que vai te proporcionar um belo acabamento em seus trabalhos.

O que você vai aprender neste artigo:

  • O QUE É TINTA PU
  • TINTA PU PARA QUE SERVE
  • TINTAS PU PARA AEROGRAFIA VALE A PENA
  • VALE A PENA USAR AS TINTAS PU EM SPRAY

Antes de já colocarmos a mão na massa, deixa eu explicar sobre o que é a tinta pu e como ela pode ser diferente das outras tintas que podemos utilizar para a linha automotiva.

Imagem ilustrativa – Internet

O QUE É TINTA PU AUTOMOTIVA

A tinta pu automotiva também chamada como Tinta Poliuretano é uma tinta à base de poliuretano e são bicomponente, pré-dosadas com ótima resistência a abrasão e raios ultra-violeta.

As tintas automotivas pu, além da sua resistência tem um ótimo brilho e proporciona um ótimo acabamento brilhante devido não necessitar de aplicação de verniz como as outras tintas automotivas.

A espessura de trabalho de 0,15 a 0,2 mm. Permite  adição de agregados especiais, e com isso potencializa-se a abrasão, reflexibilidade e a resistência química.

Se você não faz ideia de onde podemos utilizar essa tinta deixar eu explicar melhor a seguir e como podemos preparar essa tinta corretamente.

TINTA PU PARA QUE SERVE

Se você não faz ideia pra que serve a tinta PU então vou te explicar, a tinta pu por ter um acabamento mais resistente do que as tintas Poliéster e Duco, permite que façamos pinturas automotivas com mais facilidade.

Esse tipo de pintura automotiva é muito simples por não precisar da aplicação do verniz posteriormente, facilitando o processo como um todo.

Muitos profissionais utilizam dessa tinta para realizar suas customizações onde conseguem deixar um resultado fantastico como outras formas de pinturas.

Agora, se você deseja usar essa tinta para fazer aerografia, em particular não o recomendaria devido essa tinta necessitar de um catalisador para sua secagem.

Você teria muita perda de tinta com o processo, fazendo um trabalho simples sair muito caro em materiais, para esse tipo de trabalho recomendo usar outras tintas como poliéster ou duco.


Copo utilizado para fazer a o preparo da tinta poliuretano

COMO CATALIZAR E DILUIR A TINTA PU

Para você utilizar as tintas poliuretano, você vai precisar saber como realizar a catalize da tinta corretamente para que não tenha problema com o desplacamento ou reação química.

Pra fazer o preparo das tintas pu é muito simples, quando você realizar a compra da tinta pu elas vão vir com o catalisador para fazer a mistura na tinta, esse catalisador serve para fazer a tinta secar.

Se você não realizar a catalização corretamente, você pode ter uma pintura emborrachada ou até mesmo acontecer de ferver a tinta ficando um aspecto de bolhas ou rachados.

Com a tinta em mão e o catalisador você vai precisar de um copo de medida (ml) ou copos de medidas usado para a preparação de produtos automotivos que já vem com a marcação indicada no rotulo para você realizar o preparo.

Aqui você tem as informações sobre a diluição e catalize das tinta poliuretano Sherwin Williams.

Imaginando que você não tem um copo de medida próprio para produtos automotivos é complicado saber ao certo sem uma técnica como realizar o preparo dessa tinta.

Com base nesse problema preparei uma formula básica para auxiliar você com qualquer recipiente que tenha a medida em ml, permitindo você preparar todos os produtos com base nessa formula.

Usando o exemplo da tinta da Sherwin Williams que necessita de um preparo de 3 parte de tinta para 1 parte de catalizador e mais 10% à 20% de diluente, vamos usar a formula a seguir.

A formula funciona da seguinte forma, você vai somar 3 parte de tinta mais 1 parte de catalisador vai ter um total de 4 partes iguais, certo?

Agora vamos imaginar que vamos precisar de 100 ml de tinta pu pronta para usarmos em nossa pintura, para isso vamos pegar o valor de 100 ml e dividir por 4 totalizando 25 ml.

O resultado de 25 ml é a medida para cada parte que você vai precisar adicionar no recipiente com base na instrução do fabricante, então vamos adicionar no copo de medida 25 ml * 3 = 75 ml.

Com 75 ml de tinta no recipiente vamos adicionar o catalisador, então para preparar 100 ml vamos apenas adicionar o restante 25 ml, assim conseguimos preparar a tinta pu corretamente sem ultrapassar as medidas que o fabricante nos recomenda.

Porem, se você precisar pode adicionar ainda nessa mistura de 10% a 20% de diluente já que a tinta pu ela tende a ser mais viscosa que as demais tintas da linha automotiva.

Pra saber o tanto de thinner recomendado para esse preparo é só fazer o calculo de 100 * 10% = 10 ml ou 100 * 20% = 20 ml, assim você consegue adicionar a quantidade ideal de thinner em sua tinta não passando do ponto indicado pelo fabricante.

Se você for utilizar os copo ou régua de medidas fornecidos pelo fabricante, você vai ter a descrição na embalagem até onde você deve por de tinta, catalisador e diluente sendo também um processo bem simples de se fazer.

PINTURA COM TEXTURA DE CASCA DE LARANJA

Um dos problemas mais comuns de acontecer após você realizar uma pintura com a tinta pu é ela ficar com um aspecto casca de laranja, você pode estar se perguntando o que devo fazer se isso acontecer?

Uma das grandes vantagens da tinta pu é que você não precisa passar o verniz protetor após aplicar a tinta em uma superfície.

Porem em alguns casos como também na aplicação do verniz pode acontecer de ficar com uma textura de casca de laranja e para você solucionar é bem simples na maioria dos casos.

Para remover a textura de casca de laranja você vai realizar o processo de polimento da superfície, como essa tinta não precisa de verniz, após a pintura bem seca você faz o processo de polimento.

Removendo qualquer textura de casca de laranja e proporcionando um alto brilho em seu projeto, porem existe alguns cuidados que você deve levar em consideração em uma pintura recente, que não vamos abordar nesse artigo.

Porem se você tem experiencia de realizar um polimente automotivo, vai conseguir remover a textura de casca de laranja da superfície onde estiver pintando.

TINTAS PU PARA AEROGRAFIA VALE A PENA?

Agora você já sabe como realizar o preparo da tinta pu e como fazer a aplicação de forma eficiente na superfície.

Porem se você faz aerografia como eu, sabe que muitas das vezes encontrar um tom de cor para fazer um trabalho automotivo, não é uma tarefa nada fácil e vou te explicar alguns detalhes que considero importante se você pretende usar na aerografia.

Para utilizar as tintas pu na aerografia e conseguir ter resultados bem legais, você precisa entender como:

  • Realizar a diluição da tinta para aerografia.
  • Realizar a catalização para aerografia.

Mas antes de falarmos sobre como realizar a diluição e catalização da tinta corretamente, vamos ver se realmente vale a pena fazer uso dessa tinta na aerografia.

Uma das vantagens da tinta pu para aerografia é que sua pigmentação é extremamente forte ainda mais nas cores claras como:

  • Amarelo;
  • Branco;
  • Azul claro;
  • Entre outras…

A tinta pu diferentemente da tinta poliéster permite você ter uma cobertura muito mais eficiente da superfície usando uma quantidade bem menor de tinta, sem contar que o seu preço é totalmente acessível para quem está começando.

Porem um dos grandes pontos é que essa tinta não podemos realizar a aplicação de verniz após finalizado, já que sua química foi feita para ter um acabamento final não necessitando da aplicação de verniz.

Ficando com um resultado final nada legal para um trabalho feito com o aerógrafo, já que é pulverizado pequenas partículas de tinta não dando o brilho ideal como é aplicado o verniz.

Fiz vários teste utilizando a tinta pu em meus desenhos e envernizando após finalizado, o resultado é que até hoje não tive problemas, mas de acordo com o fabricante não é indicado realizar a aplicação de verniz sobre a tinta pu.

Por isso é importante você realizar por conta e risco ou utilizar tintas próprias para aplicação do verniz conforme o fabricante indica.

Copo de medida para realizar a diluição e preparado da tinta poliuretano

DILUIÇÃO TINTA PU PARA AEROGRAFIA

Realizar a diluição da tinta pu para usar no aerógrafo não é uma tarefa nada simples para algumas pessoas.

Pensando nisso o que recomendo fazer para diluir a tinta pu para usar em seu aerógrafo é diluir a tinta com uma proporção equivalente ao indicado pelo fabricante.

Porem, para usar a tinta pu no aerógrafo recomendo que não use o catalizador na tinta, recomendo que use o catalisador somente quando for aplicar na superfície e garantir a secagem, mas vou te explicar melhor a seguir.

Para realizar a diluição da tinta pu e conseguir usar no aerógrafo com tranquilidade recomendo você diluir a quantidade com 25% de thinner pu, se precisar adicione uma proporção ainda maior.

Em alguns casos você vai ter que diluir a tinta com 50% de diluente para conseguir realizar alguns efeitos em seus desenhos, tornando ainda mais difícil de controlar a pintura se você não tiver experiencia na aerografia.

Descubra qual aerógrafo é o ideal para você fazer aerografia e conseguir fazer seus desenhos facilmente.

É OBRIGATÓRIO USAR CATALISADOR PARA AEROGRAFIA

Diferente da aplicação da tinta pu com pistola onde necessitamos usar o catalisador para obter uma secagem completa, como o fabricante não tem nenhuma informação de uso com o aerógrafo.

Para saber se realmente é possível usar as tintas pu sem o catalizar e conseguir obter efeitos e resultados eficiente, precisei fazer inúmeros testes tanto de qualidade como clima e tempo.

Realizei a aplicação da tinta pu sem a mistura de catalisador, apenas pulverizando na superfície com o aerógrafo, realizei vários desenhos para este teste.

Diferente da aplicação com pistola que já carrega bem a superfície, sendo obrigatório utilizar o catalisador para a secagem completa da tinta, como informa o fabricante.

Com os teste que realizei dos desenhos sem catalisador para saber se realmente é possível fazer esse tipo de aplicação e manter a qualidade nos projetos.

Aerógrafo gatti um dos melhores aerógrafos do mundo, para você usar e fazer seus desenhos na aerografia hoje mesmo.

Cheguei a conclusão de que é possível fazer desenhos com o aerógrafo usando as tintas pu sem o catalisador, porem como já informei anteriormente, o fabricante não indica esse tipo de aplicação.

É importante você fazer testes próprios e ter suas conclusões, atualmente utilizo apenas algumas cores onde são difíceis encontrar com pigmentação forte me auxiliando em pequenos detalhes.


Imagem Ilustrativa – Spray automotivo poliuretano

VALE A PENA USAR AS TINTAS PU EM SPRAY

Agora que você sabe sobre as duas formas de preparo da tinta pu para se utilizar tanto com a pistola de pintura como para aerografia, um dos assuntos que aparece que muita gente pergunta é se vale a pena utilizar as tintas pu em spray.

Nesse ponto vou ser bem especifico nas considerações, se você procura se tornar um profissional no ramo da aerografia ou até mesmo na pintura automotiva o que recomendo é…

Nunca utilize as tintas em spray, pois sua resistência não é igual as tintas fabricadas especificamente para uso em pistola de pintura, as tintas em spray são feitas com produtos químicos diferentes, influenciando na resistência e durabilidade.

Agora se você não deseja ser um profissional apenas fazer um pequeno reparo ou mudar o visual da sua peça, esse produto vai lhe poupar tempo e dinheiro, já que para fazer uma pintura de qualidade comparado o valor do spray pu é bem simbólico.

O grande problema em usar as tintas em spray é que podem levar pouco tempo para descascar ou não ficar com o tom ideal da peça se for realizar apenas um reparo.

É importante você levar em consideração o objetivo que você tem para realizar a melhor escolha e conseguir obter o resultado ideal em seus projetos.

CONCLUSÃO

Nesse artigo procurei passar a maior quantidade de informações sobre a tinta pu e como você pode realizar a aplicação na superfície de forma eficiente.

Se você achar que pode ajudar a melhorar esse artigo, deixe nos comentários a sua opinião me dizendo como esse artigo tem te ajudado.

Assim podemos manter o artigo sempre atualizado com as melhores dicas para você realizar suas pinturas de formas eficiente e com qualidade.

Nesse artigo falamos sobre:

  • O QUE É TINTA PU
  • TINTA PU PARA QUE SERVE
  • TINTAS PU PARA AEROGRAFIA VALE A PENA
  • VALE A PENA USAR AS TINTAS PU EM SPRAY

Caso você esteja pensando em utilizar a tinta pu para fazer seus desenhos na aerografia, recomendo que faça alguns testes antes para ter certeza que você compreendeu a forma de utilização e que esteja de acordo com a qualidade final desejada em seu projeto.

Se você realizar o processo mencionado nesse artigo, vai obter o mesmo resultado que tenho em meus trabalhos com a técnica da aerografia.

Se você tiver alguma dúvida referente a utilização da tinta pu no aerógrafo, deixe nos comentários para que possamos ajudar e manter o artigo sempre atualizado.

Autor

Eu sou o Daniel Latim e minha missão é ajudar pessoas, a usar todo o potencial da tecnologia e da aerografia para gerar mais resultados, fazer desenhos mais realistas e cumprir sua missão. Ao longo da minha jornada já ajudei mais 11 mil pessoas brilhantes a encontrarem o seu espaço na aerografia.