Uma das grandes dificuldades de quem está iniciando na aerografia é o conhecimento específico dos produtos a ser utilizado, um dos produtos mais comuns que vejo muitas pessoas com dúvida é sobre as tintas Candy.

Você deve estar se perguntando o que diachos é essa tinta Candy?

É o que eu vou te explicar nesse artigo agora, acompanhe esse artigo até o final que você vai entender:

  • O que são as tintas Candy.
  • Para que serve.
  • Como utilizá-las de forma bem eficiente.

Você seguindo as orientações que irei apresentar nesse artigo, você vai entender como realizar uma pintura Candy de forma simples e prática.

O QUE É TINTAS CANDY?

Quando comecei na aerografia, tive muita dificuldade em entender especificamente o que seria as tintas Candy, pesquisando mais a fundo no site da House of color, eles informam que a tinta Candy nada mais é do que aditivos translúcidos e pigmentos em pó trituradas.

Bom, então se é só isso, deve ser muito fácil fazer uma tinta Candy não é?

Na verdade não,  esse pigmento em pó ele dificilmente você encontra aqui no Brasil, esses pigmentos são específicos e muita das vezes quando são vendidos só é possivel atraves da compra de um grande lote. 

Impossibilitando uma pessoa física de comprar, se você quer produzir tintas candy, eu recomendo você não perder tanto tempo e procurar focar mais na execução das suas pinturas para você aprender e dominar a arte aerografia.

E não tentar inventar a roda, por que existe empresas específicas que tem recursos financeiros e técnologia para isso.

Os adjetivos adicionais que a House of color menciona em seu site seria basicamente uma mistura que lembra o verniz no Brasil.

Você encontra dois tipos de candy, o concentrado e o já preparado para uso, os concentrados são os pigmentos triturados diluídos em um um aditivo para você misturar apenas com verniz.

Nessa mistura ele vai dar a coloração nescessaria para você realizar as suas pinturas personalizadas, basicamente essa é o prepraro das  tinta Candy.

Não existe muito segredo, porém aqui no Brasil para você criar as suas próprias tintas candy não é tão fácil assim.

O que recomendo é você não perder tempo e comprar as suas tintas, pois elas tem um custo bem baixo e tem um bom rendimento, recomendo você não perder tempo tentando inventar.

COMO VOCÊ PODE UTILIZAR AS TINTAS CANDY

Como que você pode utilizar essas tintas, pra isso preciso mostrar alguns exemplos de trabalhos já realizados utilizando as tintas candy, assim você vai entender um pouco mais como você pode pensar em trabalhar e futuramente utilizar essas tintas no seus trabalhos.

As tintas candy serve muito bem para você fazer a personalização de carros, motos, rodas e outras superfícies que você pode aplicar, devido ela ter uma camada semi-transparente.

Deixe eu dar um exemplo, se você quer realizar uma pintura de um fogo realista, como já mencionei em um vídeo em meu canal no Youtube.

Nesse vídeo utilizamos a tinta branca pra estar fazendo esse fogo realista onde posteriormente vamos aplicar as tintas candy para dar coloração.

Seria da seguinte forma, realizamos uma chama usando a tinta branca e logo em seguida aplicamos o candy vermelho,  realizamos outra chama e aplicamos o candy laranja e por ultimo fazemos outra chama e aplicamos o candy amarelo.

Nessa composição, cada Candy vai trabalhar separadamente, porém cada camada devido ser semi transparente você vai conseguir fazer a transição de uma cor para outra facilmente.

Assim você consegue ter um degradê mais suave e sutil até mudando de tom, dependendo da região e a quantidade aplicada, permitindo você ter o controle 100% do sua pintura.

Você não vai ter muita dificuldade em ter uma definição no seu trabalho.

Se você quer realizar pinturas estilo lowrider com filetamento, trabalhos de Pinstripe ou até mesmo acabamentos em capacete com flakes essas coisas…

Você vai utilizar muito o candy devido ele ter uma cobertura semi-transparente, pra você aprender mais sobre esse tipo de pintura recomendo que você siga esse carinha aqui no instagram @pelons_pinstriping

Se não me engano esse artista é um mexicano que mora nos Estados Unidos e ele realiza muitos trabalhos de filetamento, você vai aprender muito.

Pois ele posta muitos vídeos no Stories do Instagram e posta muita foto que vai ajudar você a ter uma percepção de como realizar os seus trabalhos utilizando os candy e filetamento.

E se você gosta e quer também conhecer sobre pinstripe, ele também mostra muitos trabalhos dele que realiza diariamente. 

Esse é um artista que recomendo que você seguir a partir de hoje e acompanhe diariamente, se você realmente quer fazer filetamento ele é a pessoa certa. 

Se você quer aprender fazer fogo True Fire, o artista que recomendo não existe ninguém melhor do que o Mike Lavallee, esse carinha aqui

Você pode acessar o Instagram e acompanhar os trabalhos dele, lembrando que todos os dias esta realizando live ao vivo.

Devido ele ser americano você pode ter dificuldades para entender o que ele fala, mas a execução você vai conseguir pegar a noçao de como ele faz seus trabalhos.

Porém os produtos que ele usa é tudo House of colors, você vai sentir uma grande diferença dos produtos encontrados aqui no Brasil.

Se você quiser comprar produto da House of Colors, você vai ter que fazer uma pesquisa na internet para você ver alguns distribuidores no Brasil e poder adquirir esses produtos.

Preparei uma lista dos principais fornecedores de produtos aqui no Brasil que você pode comprar as tintas Candy, Flakes e tintas Neon.

Se você gostou desse artigo não se esqueça de deixar seu comentário, se você quiser acessar o vídeo de como fazer Fogo True Fire, você pode acessar o vídeo completo clicando aqui.

Forte Abraço e até o próximo artigo