Técnicas de Aerografia

Os 3 Principais Passos para Personalizar um Paralama de Moto

Escrito por Daniel Latim
Em 20 novembro, 2020

Se o seu sonho é realizar seus desenhos em peças de motos, carros e capacetes, nesse tutorial vou te mostrar os 3 passos importantes que você deve seguir para realizar qualquer desenho facilmente.

Dividi esse conteúdo em 3 partes para que você possa acompanhar com calma e conseguir aprender todas técnicas e macetes importantes para fazer os seus desenhos com facilidade.

Pode parecer complicado fazer o seu primeiro desenho, mas ao logo desse tutorial você vai ter um processo simples e pratico para fazer seus desenhos em peças de carros, motos e capacetes.

As aulas foram divididas em:

  • Como fazer a Pintura do Desenho?
  • Como fazer os Contornos do Desenho?
  • Como Interagi o Desenho com o Fundo?

Cada processo deve ser levado com extrema importância para que você tenha um acabamento profissional e consiga o melhor resultado em suas artes, mesmo pintando em diferentes superfícies.

Agora continue acompanha esse artigo pra entender cada parte individualmente e consegui fazer suas pinturas como um artista profissional.

Como Fazer a Pintura do Desenho

Sem dúvidas fazer a pintura de um desenho animado e 10x mais fácil do que fazer de um desenho realista e você sabe muito bem disso.

O que talvez você ainda não saiba é que esse estilo de desenho é ideal para aprender a arte da aerografia.

Se você sonha em fazer desenhos realistas como um artista profissional sugiro começar por desenhos animados, você vai treinar sua visão, controle do aerógrafo para fazer micro detalhes e ainda vai conseguir fazer efeitos incríveis.

Para esse tutorial é importante começar pela pintura por um motivo simples, fazer a pintura faz com que você ganhe muito mais tempo na finalização da sua arte

O que pode ajudar você a economizar de 2 a 3 horas em retoques e mascaramento desnecessários, sem contar que pode fazer vários desenhos parecidos durante o dia.

Por esses motivos recomendo começar seu desenho pela pintura e não direto pelos contornos, assim você evita fazer o trabalho duas vezes e ainda ganha tempo para fazer o que realmente importa.

Realizar a pintura de um desenho animado é muito simples e minha recomendação é fazer a pintura chapada sem efeitos, recomendo aplicar os efeitos após todo o desenho estiver com sua cor base.

Assim, se precisar de algum ajuste ou correção, vai ser muito mais fácil e rápido corrigir com uma base de tinta já aplicada.

Como fazer os Contornos do Desenho

Sem dúvida essa a parte que a grande maioria dos artistas não consegue fazer e tem uma explicação simples para isso.

O grande motivo que tornar o contorno de desenhos animados com o aerógrafo quase impossível está ligado a tinta que é usado, a pressão do compressor e habilidade.

Quando usamos uma tinta que não foi preparada corretamente torna o processo de contorno muito mais difícil e complicado, o aerógrafo fica entupindo varias vezes e borrões acontece com muita frequência.

É super normal acontecer esses problemas e saber corrigir é muito importante para evitar ao máximo conseguindo ter um processo de contorno mais fluido.

Por esse motivo, gosto de usar as tintas translucidas para realizar essa parte do contorno, por ter uma semi-transparência permite fazer o contorno das minhas artes 3x mais rápido e com menos defeitos.

Essa tinta é ideal para fazer contornos e efeitos em desenhos animados e realistas o que torna o desenho muito mais homogêneo e facilita a pintura de qualquer trabalho.

As tintas translúcidas é tão fácil de usar para realizar contornos, devido o overspray não aparecer facilmente como acontece com as tintas opacas, permitindo fazer o contorno sem chances de errar.

Se você não sabe onde comprar suas tintas translucidas e gostaria de ter acesso a essa tinta, no curso Saindo do Básico mostro a formula completa de como você pode preparar essas tintas facilmente.

Como Interagir o Desenho com Fundo

O que torna um desenho profissional e um desenho amador, está na quantidade de efeitos, cores e texturas que essa arte tem, por isso nesse tutorial vou te mostrar como deixar seu desenho profissional.

Vou te mostrar um método bem simples que usei por muito tempo quando estava começando e todos os clientes amavam o resultado, sem contar que pra fazer não levava nem 15 minutos.

Nessa etapa do processo você tem duas escolhas, a primeira é trabalhar no fundo antes de fazer o desenho, a segunda deixar o fundo como ultima opção.

Não existe certo ou errado nessa parte, algumas artes vai exigir que você faça o fundo antes do desenho, enquanto outras não vai fazer diferença.

O que é caso do nosso tutorial, se optar por usar essa técnica que te mostro no vídeo, vai conseguir fazer o fundo do desenho antes e depois, alguns desenhos é legal fazer antes o fundo.

Se notar fizemos um fundo simples de um quadriculado em preto e prata, o que não é difícil e nada complexo, o que vai tornar atrativo está nas cores do desenho.

Se o desenho do tio patinhas fosse preto e branco, não poderíamos realizar esse quadriculado nas mesmas cores, precisaríamos de um contrastes para destacar nosso desenho.

E o legal seria usar um cinza claro com branco e deixar como se fosse uma marca d'água, veja outro exemplo simples...

Imagine que que você esteja pintando uma paralama vermelho e o desenho principal é preto e branco, ao invés de fazer o quadriculado com preto e banco.

Sugiro usar no lugar do preto o vermelho vinho e deixar o vermelho base no lugar do branco.

Dessa forma torna o fundo, como uma marca d'água, deixa a peça com maior quantidade da cor original e tem um efeito bem legal e simples destacando o desenho principal.

Se você seguir esse pensamento vai conseguir fazer vários efeitos em suas peças mudando apenas as cores.

Conclusão

Agora você aprendeu os 3 passos importantes que deve seguir para fazer qualquer arte e ter um acabamento profissional em seus desenhos.

Os primeiros trabalhos pode não ficar como você gostaria, porem com a pratica diária vai conseguir melhorar suas artes e conseguir bons resultados nos seus desenhos.

IMPORTANTE: Se estiver começando e não tem muita habilidade na aerografia sugiro começar desenhando em papel A4.

Com o tempo vai ter se sentir mais confiante para fazer seus desenhos em peças de moto, carros ou capacetes.

Se você quer a minha ajuda para começar suas artes e consegui fazer seus desenhos em poucas horas, convido você a conhecer mais sobre o curso Saindo do Básico, nesse curso vou pegar na sua mão e mostrar como fazer diversos desenhos passo a passo, clique aqui para saber mais.

Seguindo esse processo vai conseguir aprender aerografia rapidamente e dominar as técnicas em pouco tempo, podendo atender clientes e ganhar dinheiro com sua arte.

O que você jamais deve fazer é começar por desenhos complexos e cheios de elementos, o que vai dificultar seu aprendizado e deixar você cheio de frustração, por não ver nenhum progresso.

A parte mais difícil é conseguir fazer os desenhos e pintar as peças de carros, motos e capacetes, a parte mais fácil está no acabamento que é aplicação de verniz e o polimento da peça.

Não me aprofundei nessa parte para que você, primeiro domine o mais difícil e se quiser se aprofundar mais sobre essa parte de acabamento da peça, me diga nos comentários logo abaixo.

Nosso conteúdo chega no fim, mas o seu comentário é muito importante para os próximos conteúdos e se estiver com algum problema na realização das suas artes os comentários é local ideal para que possa te ajudar.

Agora coloque as técnicas em prática e nos vemos no próximo tutorial.

  • gostei da aula a parte mais difícil que eu achei o contorno não tenho muito domínio aerografo no outro curso que eu vi seu ensinava fazer estecil nesse não tem ?

    • Olá Jose tudo bom?
      Nesse curso não mostro como trabalhar com os stencils, mas se você quiser aprender a usar os stencils CLIQUE AQUI.
      Sei que parece impossível fazer os contornos apenas usando o aerógrafo, mas é questão de pratica e se você praticar usando as técnicas certas vai conseguir fazer os traços como mostro no tutorial.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

    Você pode gostar

    JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE NO FACEBOOK

    Para pessoas que querem aprender aerografia e se tornar um artista profissional mas não conseguem começar

    __CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"3e1f8":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"3e1f8":{"val":"rgb(70, 204, 110)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"3e1f8":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
    ENTRAR GRATUITAMENTE
    >