Nesse conteúdo vou te explicar detalhadamente sobre como é a reação das tintas serycril da gênesis no aerógrafo e se realmente vale a pena você usar essa tinta diariamente.

Vejo muitos artistas na internet indicando vários tipos de tintas porem, tudo que sabem fazer é simplesmente falar que tinta X, Y e Z são boas e que serve para você realizar seus desenhos no aerógrafo.

O grande problema dessa forma é que não existe uma prova concreta e testada que realmente vai te ajudar a entender se essa tinta é adequada para você que estar começando ou que já está em um nível mais avançado na aerografia.

E pra te ajudar a encontrar a tinta ideal para você fazer seus desenhos, vou te mostrar um processo que utilizo para realizar os testes de uma tinta e saber se realmente ela vale a pena ser utilizada.

Diferente de todos os outros conteudos que você está acostumando ver na internet, procurei testar com 3 tipos diferentes de desenhos, sendo:

  • Desenhos Simples em  Preto e Branco
    Para auxiliar na percepção da qualidade da tinta se é possível manusear ou se é muito difícil realizar contornos sem deixar manchas ou imperfeições. Ideal para saber se vale a pena usar para grande produção ou não.
  • Desenhos com bastante detalhes ou com bastante luz e sombra 3D
    Desenhos com detalhes ou 3D é para explorar até onde a tinta é flexível, nos possibilitando realizar detalhes bem pequenos e também efeitos suaves sem manchar nosso trabalho.
  • Desenhos pequenos
    Desenhos pequenos é para saber como a tinta flui no aerógrafo permitindo realizar traços finos e também efeitos de curta distancia sem necessitar de stencils para guiar nosso trabalho.

Com esses três tipos de desenhos podemos chegar em uma conclusão se a tinta é possível utilizar em nossos trabalhos no dia a dia ou se vamos ter muita dificuldade durante o processo.

Pra quem está começando na aerografia e não sabe como encontrar a tinta ideal esse processo é o mais simples e eficiente possível.


A importância de ter um Método para Testar suas Tintas

Você realizando esse processo e testando tintas diferentes você vai descobrir quais tintas são ideais para você fazer seus desenhos na aerografia e ajudando a ficar longe de materiais de baixa qualidade que pode dificultar seu desenvolvimento.

É muito importante para você evoluir na aerografia e não ter dificuldade por causa dos materiais que muitas das vezes não sabemos como escolher.

Essa etapa é fundamental para você que não consegue fazer traços finos e não entende o que pode estar influenciando.

Quando sabemos como realizar os testes de uma tinta, conseguimos saber se ela é ideal ou se ela vai possibilitar fazer desenhos profissionais, ajudando você a economizar muito tempo.

E vai possibilitar que você não se fruste com dificuldades devido não saber se a tinta que está usando é ideal para seus trabalhos.


As Vantagens de Utilizar esse Método

A principal vantagem desse método é que você não vai perder tempo tentando usar uma tinta que não vai possibilitar fazer desenhos iguais dos profissionais que é visto no Youtube.

Essa técnica é simples e você consegue colocar em prática em um único dia, facilitando na sua decisão de escolha da tinta ideal para realizar seus trabalhos.

Além disso você vai conseguir ter um processo testado para saber qual tinta usar em seus projetos diariamente, facilitando na sua evolução como artista na aerografia.


Tinta Serycril da Gêneses Vale a Pena?

Preparei um video sobre as tintas serycril que você pode ver no video abaixo e ter todas as informações sobre essa tinta que tem suas vantagens e desvantagens como qualquer outra.

Agora que você acompanhou o vídeo completo quero mostrar alguns detalhes que no vídeo não foi possível destacar para ajudar na sua decisão e conseguir escolher a tinta ideal.

Essas informações são exclusivas para documentar as vantagens e desvantagens e ajudar você na escolha correta da sua tinta para aerografia.


Cobertura da Tinta Serycril

A tinta serycril tem uma boa coberta das cores escuras por ser uma tinta a base de água e não ter uma secagem instantânea acaba se tornando difícil realizar uma pintura uniforme.

Ao realizar meus desenhos acabei notando que a pintura fica com manchas e algumas partes com imperfeições, deixando o desenho com um aspecto amador.

Note que no desenho em preto e branco as manchas ficaram muito evidentes devido os tons serem mais fortes e ter o contraste com a superfície clara.

Diferente da pintura em 3D onde os tons não são tão fortes deixando a pintura mais suave e camuflando as manchas na pintura.

Ter uma pintura uniforme é fundamental para ter um trabalho bem acabado e não ficar com um aspecto amador, e se você está colmaçando na aerografia ter uma pintura uniforme é muito mais difícil com essa tinta.

E como temos que aplicar mais tinta na superfície devido as imperfeiçoes, acabamos criando um outro problema em nosso trabalho que não é nada fácil corrigir.


Alto índice de Overspray na Pintura

As tintas da serycril por ter um preparo feito para ser utilizado no aerógrafo, infelizmente não podemos usar muito diluente nessa tinta, forçando aumentar o fluxo do ar do compressor.

E aumentando a pressão acabamos tendo um volume de overspray muito grande e evidente em nosso trabalho, forçando ter que realizar a correção desse overspray para deixar com um acabamento mais profissional.

Porem para quem está iniciando na aerografia realizar essa correção não é uma tarefa fácil, simplesmente porque deve ter uma habilidade em realizar uma pintura uniforme e tomar cuidado na realização do reparo.

O overspray em uma pintura pode ser desastroso caso você não tenha a habilidade para corrigir, deixando seu trabalho com um aspecto amador.

Devido as cores claras não ter uma boa cobertura dos tons escuros, para quem está começando na aerografia e deseja aprender as técnicas e conseguir um resultado mais profissional, utilizando essa tinta é mais complicado para se ter um desenho bem definido.

Fazendo com que os artistas que estão começando tenha serias dificuldades para fazer seus desenhos e manter um acabamento bem refinado sem erros ou manchas.


Esse é um Problema muito Frequente ao Realizar Detalhes e Traços Finos

Realizar traços finos usando uma tinta de vez em quanto é muito simples e podemos conseguir bons resultados, porem a situação muda completamente quando estamos fazendo nossos desenhos.

E utilizando a tinta da serycril tive muitos problemas para realizar traços finos e também manter um bom acabamento final no projeto por completo.

O problema mais frequente foi devido a tinta não ter uma boa secagem, fazendo com que tinta escorresse na superfície marcando meus traços completamente.

Corrigir esse tipo de problema não é fácil em uma pintura em preto e branco causando drasticamente manchas, aumentando o overspray na pintura e também e um resultado final amador.

Esse é um dos problema mais comum em tintas a base de água e necessita um bom domínio do aerógrafo para evitar esse problema, porem se você estiver começando agora infelizmente você vai ter que ter muita paciência para realizar seus desenhos.


É muito Fácil Realizar Efeitos em Desenhos 3D

A realização de um desenho 3D se torna muito mais fácil usando as tintas da serycril, devido não apagar os efeitos completamente, esses efeito são amplificados nos tons mais claros facilitando na finalização do projeto.

Se você tem pouca experiencia com a aerografia essa tinta possibilita que você tenha um bom resultado final realizando desenhos em 3D, são desenhos que não tem uma definição em especifico.

Mesmo com muito overspray é possível ter um bom acabamento final realizando esse tipo de desenho, o grande fator decisivo é a utilização do preto.


A tinta preta acaba marcando muito o trabalho, sendo necessário conhecer sobre misturas de cores e do circulo cromático, facilitando na realização dos seus projetos e possibilitando ter um acabamento mais profissional.

Com base em todas as informações que você viu nesse artigo podemos chegar em uma conclusão e definir se essa tinta é ideal para você realizar suas artes na aerografia ou não.


Conclusão

Um ponto importante que deve ser mencionado é que essa tinta flui muito legal no aerógrafo, não tive problemas da tinta entupir durante a realização dos meus desenhos.

E isso é importante para quem está começando na aerografia e não tem muito habilidade com limpeza e ao manusear o aerógrafo.

Porém essa tinta recomendo somente para quem já tem habilidade na utilização do aerógrafo, pois conseguir realizar uma pintura e fazer detalhes em alguns desenhos é muito importante para se ter um acabamento profissional.

Se você está começando agora na aerografia essa tinta não vai possibilitar você aprender facilmente, sem contar que pode haver muitas dificuldade ao realizar um desenho cheio de detalhes.

Por isso recomendo que você faça os mesmo testes que eu fiz para ter certeza se essa tinta vai servir para você realizar seus desenhos ou se você vai ter que buscar outra alternativa.

Espero que você tenha aproveitado essa dicas e técnicas que utilizo em meu dia a dia e recomendo que você compartilhe esse artigo com seus amigos para que mais pessoas possa aprender essa técnicas.

E não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo me dizendo o que achou desse conteúdo e qual tinta você gostaria que eu realizasse o teste no futuro?


Autor

Eu sou o Daniel Latim e minha missão é ajudar pessoas, a usar todo o potencial da tecnologia e da aerografia para gerar mais resultados, fazer desenhos mais realistas e cumprir sua missão. Ao longo da minha jornada já ajudei mais 11 mil pessoas brilhantes a encontrarem o seu espaço na aerografia.