Quando estava começando na aerografia sempre via artistas com vários aerógrafos em sua bancada e ficava imaginando que um dia eu também iria ter vários aerógrafos pra usar sempre que quiser.

E finalmente esse dia chegou e posso te dizer que realmente é libertador, por simplesmente ter opção de qual aerógrafo vou usar para fazer determinada arte, em algumas situações posso usar vários aerógrafos diferentes.

Mas a grande pergunta que faço pra você é “Será que realmente, quem está começando precisa de vários aerógrafos?“.

A grande maioria dos artistas que começa na aerografia, me procura perguntando se realmente precisam ter vários aerógrafos para realizar seus projetos.

Preparei esse artigo especialmente para responder essa dúvida que com certeza pode impedir muitas pessoas de começar na aerografia por achar que é necessário ter vários aerógrafos.

Antes de explicar se realmente vale a pena você começar com vários aerógrafos diferentes ou se um aerógrafo já basta, você precisa conhecer algumas informações importantes para tirar uma conclusão.

O que muitos artistas não leva em consideração é a base da aerografia, quando você sabe a essência da aerografia sabe como definir sua rotina de trabalho para ter a melhor performance.

E por não conhecer o essencial da aerografia acabam imaginando que pra começar de forma eficiente, precisam ter mais de um aerógrafo para ter artes mais legais e atraentes.

A verdade é que pra valer a pena ter mais de um aerógrafo você precisa ter um conhecimento das técnicas da aerografia muito bem e saber como utilizar essas técnicas com vários equipamentos diferentes.

Com base nesses conhecimentos você pode tirar a conclusão se realmente você precisa ter vários aerógrafos diferentes para conseguir realizar projetos com facilidade e qualidade.

Conhecendo esses principais pontos, vai conseguir ter clareza ao realizar a escolha ideal para seu dia a dia, optando por comprar vários aerógrafos e assim utilizar conforme a necessidade.

A base da Aerografia

A base da aerografia é fundamental para todos que desejam começar na aerografia e fazer projetos que realmente tenha qualidade e não demande muito tempo para ser concluído.

A maioria dos artistas que procura começar na aerografia ignora essa parte por muitas vezes não ser divertido, fazendo com que você leve muito tempo para conseguir compreender técnicas simples.

A base da aerografia, ensino em um dos meus cursos que chamo de Aerografia em 7 dias, justamente porque nesse curso ensino toda a base necessária pra você ter as principais técnicas e métodos que realmente funciona de uma forma divertida, aprendendo tudo em apenas 7 dias.

O que você aprende nesse curso é o que vai levar para a vinda inteira no ramo da aerografia, não só vai acelerar o seu aprendizado, como também vai permitir que você tenha resultados fantásticos facilmente.

Pra você conseguir implementar essas técnicas recomendo que veja o artigo que preparei onde explico detalhadamente quais equipamentos são necessários para você começar na aerografia.

Com esses conhecimento em mente vou te explicar melhor porque ter mais de um aerógrafo pode ser uma vantagem ou desvantagem pra quem está começando.

Porque ter mais de um Aerógrafo

As chances de alguém que está começando na aerografia comprar 5 ou 10 aerógrafos de uma unica vez é muito pequena e isso não é uma novidade para ninguém, certo?

Vou te explicar algumas vantagens de se ter mais de um aerógrafo, mas essas vantagens não vai servir pra quem está começando e sim pra quem já está no ramo a um bom tempo.

As vantagens de se utilizar vários aerógrafos em um projeto

Para se ter vários aerógrafos você vai precisar ter alguns conhecimentos básicos para que consiga manter esses equipamentos sempre em bom estado e com o melhor desempenho.

As principais vantagens de se utilizar vários aerógrafos é: Agilidade na troca de cores: Você não vai precisar ter que limpar seu aerógrafo constantemente.

Realização de projetos mais rápidos: Ao poupar tempo na troca de tintas você vai consegui fazer seu desenho muito mais rapidamente.

Possibilidade de ter mais clientes: Conseguindo realizar seus projetos mais rápido, você vai ter a possibilidade de atender mais clientes em um menor tempo.

Essas são apenas 3 vantagens que você vai ter ao utilizar mais de um aerógrafo para realizar seus projetos, com base nessas vantagens você vai conseguir compreender porque alguns artistas usam vários aerógrafos.

As 4 desvantagens que um iniciante tem ao começar com vários aerógrafos

Imagine um iniciante que é apaixonado por desenho e viu um artista fazendo aerografia no Youtube e decidiu aprender essa arte, sem nenhum conhecimento de por onde começar.

Com base nessa história você pode imaginar as 4 principais desvantagens que esse artista jovem pode enfrentar ao utilizar vários aerógrafos.

As principais desvantagens que esse artista vai enfrentar é: problemas de limpeza: Se não for realizado a limpeza e manutenção de forma correta pode ocasionar de perder o aerógrafo em pouquíssimo tempo e apenas desperdiçar dinheiro.

falta de técnicas e habilidade: Por estar começando na aerografia vai sentir muita dificuldade na hora de realizar seu desenho por falta de técnicas, e quando não temos um numero de técnicas suficiente a troca de tinta se torna menor.

Risco maior de danificar o equipamento: Por não ter a habilidade e conhecimento suficiente para utilizar seu equipamento para obter a melhor performance, você corre o risco de danificar seus equipamento com mais facilidade.

Compressor mais potente: Quando tratamos da utilização de aerógrafos, estamos também nos referindo aos compressores indiretamente, justamente porque o compressor é o que mantem tudo funcionando.

Quando utilizamos mais de um equipamento precisamos de um compressor mais potente, o que pode tornar inacessível para algumas pessoas que estão começando e é onde que entra usar apenas um aerógrafo.

Vale a Pena usar mais de um aerógrafo?

Quando falamos de utilizar vários aerógrafos para realizar nossos projetos, pode parecer que é apenas uma vaidade ou uma forma de ostentação.

Ostentação, porque alguns aerógrafos pode chegar custar mais de R$ 2.000,00 reais e ter vários aerógrafos com esse valor, pode ser simplesmente ostentação.

Com a minha experiencia na aerografia e por ter algumas variedades de aerógrafos, cheguei a uma conclusão simples, que até o momento para min está sendo muito eficiente.

Com base nas explicações anteriores sobre as vantagens e desvantagens, cheguei a uma definição que você pode adotar ou simplesmente pode experimentar usar vários aerógrafos e assim tirar suas conclusões.

Usar vários aerógrafos só vai ser vantajoso se você trabalha e tem vários pedidos, ao utilizar vários aerógrafos consegue ganhar algumas horas a mais por não precisar realizar a limpeza diariamente.

Se você está começando e não tem vários clientes para atender, você pode usar apenas um aerógrafo que vai conseguir resultados incríveis da mesma forma e conforme for aumentando o numero de clientes você pode ir adicionando novos equipamentos.

Conclusão

Saber se realmente vai ajudar um iniciante a ter uma performance melhor com vários aerógrafos ou se realmente vai atrapalhar seu desenvolvimento é questão de opinião.

Apresentei nesse artigo, pontos que considero importante para você realizar a sua decisão e assim fazer a melhor escolha para começar na aerografia de forma eficiente.

Agora te pergunto, Você precisa ter vários Aerógrafos?.

Essa é a pergunta que faço depois de explicar detalhadamente meu ponto de vista sobre utilizar vários aerógrafos no dia a dia.

Será que realmente vai valer a pena pra quem está começando ou será que funciona somente para profissionais que estão diariamente realizando vários projetos para seus clientes.

Me diga nos comentários se você acha que realmente vale a pena utilizar vários aerógrafos ou se é simplesmente uma forma de ostentação.

Autor

Eu sou o Daniel Latim e minha missão é ajudar pessoas, a usar todo o potencial da tecnologia e da aerografia para gerar mais resultados, fazer desenhos mais realistas e cumprir sua missão. Ao longo da minha jornada já ajudei mais 11 mil pessoas brilhantes a encontrarem o seu espaço na aerografia.