Quando estamos iniciando na aerografia é muito comum cometer erros em nossos desenhos deixando a impressão de um desenho feito por um amador.

Esse é um dos principais erros que todo iniciante comete ao realizar uma bandeira ondulada ou um desenho que depende de um degradê homogêneo.

Esse artigo vai ser um complemento dos vídeos que gravei em meu canal no Youtube sobre bandeiras onduladas, essas aulas falo sobre ondulações de bandeira na prática.

Meu objetivo é mostrar o principal erro que você pode evitar ao realizar as suas bandeiras ondulada.

Para isso selecionei uma imagem de um violão que vai ser a representação do nosso trabalho final e vamos realizar uma bandeira ondulada.

Você vai aprender como é fácil realizar bandeiras onduladas com essas técnicas que você vai aprender nesse artigo.

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Como transformar uma bandeira simples em uma bandeira realista.
  • Como evitar o erro numero um dos iniciantes da aerografia.
  • Como realizar o efeito envelhecido em suas bandeiras.

Você colocando em prática as técnicas que aprender aqui, você vai ter bandeiras realistas e desenhos únicos em suas peças de moto, carro ou até mesmo instrumentos musicais.

TRANSFORMANDO UMA BANDEIRA SIMPLES EM UMA BANDEIRA REALISTA

Para realizar uma bandeira ondulada primeiro precisamos fazer as marcações, que desejamos ver em nossa bandeira…

As marcações nada mais é do que você achar o sentido da ondulação que vai querer, estou usando o digital para ficar algo mais rápido e mais fácil de você compreender.

Nos vídeos complementares você vai entender como fazer na pratica usando o aerógrafo, aqui é mais o conceito de como você vai evitar o principal erro que é a parte mais importante pra você ter um bom resultado final.

Essas marcações são muito importantes para você saber aonde vai estar a ondulação, faça as marcações nem que seja com lápis no seu desenho, facilitando na pintura.

O grande problema de quando tentamos fazer sem ter uma noção de como vai ficar no final, é onde cometemos os erros amadores, fazendo nossa arte ficar muito ruim e sem vida.

Essa é ondulação da nossa bandeira…

Você pode escolher a ondulação que você quiser, podendo ir para a direita ou para a esquerda, isso vai ficar seu critério na hora de escolher.

Se você não sabe como fazer um ondulação sem ter uma referência, na internet você encontra várias imagens que pode guiar seu projeto e um dos vídeos complementares mostro como utilizar a própria ondulação da referência.

Para você fazer essa ondulação é muito simples, você não vai sentir tanta dificuldade usando essa técnica.

Primeira coisa que você tem que fazer é pintar um lado preto e o outro lado de branco, algo bem simples.

Se você quiser fazer algo mais avançado, você vai ter que trabalhar com as cores internas da bandeira, deixando a interação da sua pintura mais viva.

Para você fazer esse trabalho de forma bem simples usando esse método com preto e branco, é você usar os modelos prontos para ver o resultado final, mas aqui quero te mostrar qual é o principal erro que muitos cometem.

Com a cor preta vamos fazer um degradê, vou usar a regra de um lado escuro e o outro lado branco.

Vou fazer próximo a minha marcação seguindo com um traço preto, essa marcação deve ser feita de forma suave e bem sutil para não manchar seu desenho.

Com a cor branca irei aplicar no lado oposto do preto, você realizando dessa forma vai facilitar de ver o resultado da sua ondulação, permitindo escurecer e clarear facilmente onde é necessário.

Muitos dos que estão iniciando na aerografia iria parar nesse exato momento, mas consegue perceber que não ficou tão bom?

A pintura não esta lembrando um tecido ondulado…

COMO EVITAR O ERRO NUMERO 1 DOS INICIANTES DA AEROGRAFIA.

Esse é o erro numero 1 que a maioria dos iniciantes cometem e vou te mostra o segredo para você deixar suas bandeiras mais realista.

Pra isso você deve disfarçar as partes escuras aplicando uma tinta com seu aerógrafo de uma distancia considerável para deixar uma transição mais suave.

Disfarçar bem essas marcações, vai possibilitar deixar sua bandeira mais realista e com uma ondulação mais natural de forma simples.

É claro que no começo você vai marcar bem fraquinho, nesse exemplo marquei bastante para você ver como vai ficar as ondulações e depois realizar a correção.

Você vai notar que disfarçando dessa forma, vai conseguir ver as ondulações da sua bandeira deixando mais realista, consegue perceber que ficou mais natural utilizando esse pequeno truque.

Não precisa necessariamente deixar uma linha marcada, porque na bandeira realista não tem essa linha, usando o branco pode retocar aonde não ficou tão bom.

Para conseguir executar o método mais avançado, vai necessitar interagir as cores ao invés de usar o preto e branco, simplesmente vai aplicar um azul escuro onde é azul, onde é vermelho vai usar vermelho escuro…

O tom azul escuro vai representar as sombras e onde é claro você mistura o tom inicial com branco, alguns lugares você geralmente deixa um cinza.

Desse jeito você vai ter uma ondulação mais realista utilizando o aerógrafo, você vai ter algo parecido com nosso exemplo a seguir.

Não recomendo aplicar preto puro diretamente, o ideal é você aplicar poeira de tinta para não manchar, usando esse método já vai conseguir ter uma bandeira ondulada.

A orientação da sua bandeira vai depender de como você vai fazer a marcação da ondulação, lembre-se do princípio inicial.

E tome cuidado com o principal erro que todo iniciante comete na aerografia, não deixando um degradê suave em sua pintura.

Recomendo você começar com o tom mais claro e depois ir escurecendo conforme a necessidade, veja aqui como aprender na prática.

Você pode ter uma bandeira ondulada de diversas formas seguindo esse mesmo princípio, você pode ter uma bandeira mais marcada apenas acrescentando mais tinta.

Para você deixar sua pintura com um efeito bem legal é só escurecer nas bordas, lembre-se de fazer sempre perto da transição conforme vai aplicando mais tintas e ir disfarçando automaticamente para não ter um degradê mal acabado ou manchado.

O importante é você ter um degradê com uma transição mais carregada e sutil, quanto mais sutil melhor vai ser a ondulação do seu trabalho, assim você vai conseguir deixar o seu desenho bem mais interessante.

Quando ver o contexto inteiro, vai ter uma bandeira ondulada e realista, esse é o grande segredo para você ter suas bandeiras onduladas facilmente.

COMO FAZER EFEITO ENVELHECIDO NAS BANDEIRAS

Para realizar o efeito envelhecido vamos precisar aplicar tons em nosso trabalho de marrom, variando do marrom claro para o escuro, seguindo o principio inicial.

Pode parecer estranho aplicar o marrom, mas não aplique muito marrom, geralmente é aplicado esse tom somente nas transições de uma cor para outra.

Dando um efeito envelhecido na sua bandeira dependendo do grau de intensidade desse marrom.

Recomendo você aplicar aos poucos para conseguir ver como está ficando, se você pegar um marrom mais clarinho e jogar no lado oposto vai ter um contraste bem legal.

Por fim você pode pegar o preto novamente e fazer o ultimo efeito aplicando nas laterais do violão, procure carregar e aumentar um pouco mais a intensidade.

Você aplicando esse efeito vai ter um resultado mais sofisticado em seu projeto, sendo um efeito bem simples, mas que faz total diferença no resultado final.

É importante proteger as partes onde não vai ser pintada, assim você vai ter um acabamento melhor no seu trabalho, com um marrom mais avermelhado, vou conseguir trazer um efeito de envelhecido nas bordas do violão.

Você pode usar um stencil de textura para dar mais detalhes e deixar mais vintage o seu instrumento, seu equipamento ou sua peça de moto, dessa forma você vai ter uma bandeira envelhecida cheia de detalhes e com uma ondulação realista.

Seguindo esse princípio você vai ter a sua bandeira feita em poucos minutos, agora você pode ver o resultado final, esses detalhes é muito simples de fazer não é difícil, basta praticar.

O segredo está na transição e na simplicidade dos degradês que você vai usar, você pode ver que não tem muito degradê marcado, se utilizar um preto vai sobrecarregar ainda mais o desenho e quanto mais preto usar mais carregado vai ficar.

Então é importante que você tenha cuidado na utilização do preto, utilizar aos poucos essa cor para criar profundidade nas suas ondulações e assim conseguir um efeito mais realista no seu desenho.

Procure colocar essas técnicas em prática agora mesmo e não se esqueça de compartilhar o seu resultado comigo no Instagram.

Basta realizar uma publicação e marca o meu perfil @daniel.latim vou ter o maior prazer em compartilhar o seu trabalho.

Esse é o processo que indico você usar para fazer suas bandeiras onduladas na aerografia, é um processo simples, prático que vai possibilitar você ter vários resultados bem legais.

Vamos ficando por aqui espero que você tenha gostado, não esqueça de compartilhar com seus amigos, ajudando a expandir as técnicas da aerografia para mais pessoas.

Não esqueça também de participar do grupo no Telegram, no grupo temos várias dicas que vai te ajudar a aprender mais sobre a aerografia.