Espero que você goste desse artigo.

Se você quer minha ajuda para aprender aerografia, clique aqui.


Como Começar na Aerografia com Baixo Investimento?

Se você está perdido e não sabe como iniciar na aerografia para fazer suas pinturas com qualidade profissional, hoje vou te mostrar tudo que você deve ter e fazer para melhorar a qualidade das suas pinturas e desenhos usando a técnica da aerografia com baixo investimento.

Por isso é muito importante você ler esse artigo até o final, porque vou te mostrar o guia completo passo a passo do que você deve fazer para começar na aerografia com baixo investimento.

O Aerógrafo é um equipamento usado para realizar a pintura, desenhos e efeitos com muito mais facilidade do que usando os métodos tradicionais como os pinceis.

O primeiro equipamento similar a um aerógrafo foi patenteado em 1876 por Francis Edgar Stanley de Newton em Massachussetts, mas não como um aerógrafo e sim como um método de correção de pinturas.

Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia o primeiro aerógrafo foi desenvolvido por Abner Peeler para pinturas escolares com tinta a base de agua e propósitos puramente artísticos e educativos.

Hoje sendo um dos equipamentos mundialmente conhecido e com diferentes modelos disponíveis podendo ser chamados de Airbrush, Caneta de Pintura ou Aerógrafo é um dos equipamentos mais flexíveis para diferentes técnicas de pinturas.

BAIXE GRATUITAMENTE

Descubra como Iniciar na Aerografia em 7 Dias sem Precisar saber Desenhar

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como profissional.

Os Tipos de Aerógrafos para Aerografia

Conhecer os diferenças principais entre os vários tipos de aerógrafos que você pode usar para fazer seus desenhos na aerografia é muito importante para você escolher o ideal pra fazer seus desenhos e pinturas com facilidade.

Atualmente existe alguns pontos importantes que pode ser cruciais na hora de escolher o seu aerógrafo e vou abordar cada um desses aspectos em detalhes para te ajudar.

Os principais detalhes que você deve analisar antes de comprar seu aerógrafo é:

  • Aerógrafo de Ação Simples VS Dupla Ação
  • Aerógrafo de Gravidade VS Sucção

Aerógrafos de Ação Simples VS Aerógrafos de Dupla Ação

COMO-COMECAR-NA-AEROGRAFIA-COM-BAIXO-INVESTIMENTO-AEROGRAFO-DE-ACAO-SIMPLES-DANIELLATIM

Se você não faz ideia do que é um aerógrafo de ação simples e um aerógrafo de dupla ação é muito simples entender esse conceito, tudo se resume a forma como você controla o fluxo da tinta.

Os aerógrafos de ação simples, o gatilho tem como função apenas uma única ação, e essa ação faz com que o ar e a tinta sejam liberadas ao mesmo tempo sem que você tenha o controle.

Os modelos de aerógrafos de ação simples, estão ficando mais escassos no mercado hoje em dia devido a popularização dos aerógrafos de dupla ação, sem contar que alguns modelos de aerógrafos de ação simples tem um preço um pouco elevado.

Esses modelos de aerógrafos são muito usados para fazer reparo automotivo e pinturas onde não necessitamos de muita precisão, como geralmente é exigido para a realização de alguns desenhos.

Já os modelos de aerógrafos de dupla ação tem como função duas ações para ajudar você a controlar o fluxo de tinta que é liberado na ponta do aerógrafo, garantindo precisão e qualidade na pintura final.

As duas ações que possibilita você controlar o fluxo da tinta é ideal para quem faz desenhos e gosta de ter o controle na liberação da tinta, dessa forma economizando tinta e garantindo acabamento profissional.

Além de garantir acabamento com qualidade é muito fácil usar esse modelo de aerógrafo e você pode fazer dezenas de pinturas diferentes com o mesmo equipamento, mudando apenas o tipo de tinta para garantir o acabamento e qualidade na pintura.

Hoje em dia é muito mais vantajoso usar o modelo de aerógrafo de dupla ação devido ao controle do fluxo da tinta e da precisão que podemos conseguir para alguns trabalhos em especifico.

Aerógrafos de Gravidade VS Aerógrafos de Sucção

COMO-COMECAR-NA-AEROGRAFIA-COM-BAIXO-INVESTIMENTO-AEROGRAFO-DE-SUCCAO-DANIELLATIM

Esses dois tipos de aerógrafos tem como objetivo trabalhos diferentes, os aerógrafos de sucção são mais usados para pinturas de grandes áreas e os aerógrafos de gravidade são mais usados para pinturas que exige mais precisão, não é uma regra, mas é um detalhe que vai te guiar no tipo de pintura que cada modelo é mais usado.

Se notar o modelos que são de sucção tendem a ter um recipiente maior em sua grande variedade de equipamentos e os modelos de gravidade tem muito mais modelos de aerógrafos com recipientes pequenos, e tem um motivo para isso ser assim.

Os modelos de aerógrafos tem como objetivo ser usados para se ter mais precisão, fazendo com que uma gota de tinta seja o suficiente para conseguir fazer o trabalho, diferente dos modelos de sucção que são usados para áreas e pinturas maiores, fazendo com que nossa tinta não acabe rapidamente.

Porém como disse, não é uma regra e atualmente você já encontra os modelos de sucção com recipientes de tintas menores e o mesmo acontece com os modelos de aerógrafos de gravidade, você pode encontrar com recipientes de tintas grandes o suficiente para fazer seus desenhos e pinturas facilmente.

Se você está começando na aerografia é muito importante você começar com modelos de gravidade, digo isso porque os modelos de sucção tendem a exigir um fluxo de ar do compressor muito maior, e se você usar os compressores portáteis, você vai ter sérios problemas de desempenho.

Como Escolher o Melhor Aerógrafo

Como escolher o melhor aerógrafo vai depender de alguns fatores, que vai influenciar no desempenho e também na forma como faz suas pinturas.

Com base nas informações que passei sobre as diferenças dos aerógrafos de ação simples, dupla ação, aerógrafos de gravidade e sucção você está mais perto de escolher o aerógrafo ideal.

Porém quero deixar que é muito importante você decidir se o trabalho que você vai fazer são grandes, pequenas ou se vai ter uma mescla entre os dois tipos, assim você vai saber se vai usar um aerógrafo de precisão ou um aerógrafo de bico com uma abertura maior.

Esses são alguns dos fatores que você deve levar em consideração para escolher o aerógrafo ideal, por isso preparei um guia completo para te ajudar e escolher o melhor aerógrafo para você fazer seus desenhos e pinturas para aerografia.

Visão Explodida do Aerógrafo

COMO-COMECAR-NA-AEROGRAFIA-COM-BAIXO-INVESTIMENTO-VISAO-EXPLODIDA-DANIELLATIM

Se você não tem muita noção de como é o funcionamento do aerógrafo, em todos os modelos de aerógrafos você tem acesso ao manual o que te mostra uma visão explodida do aerógrafo.

Essa visão explodida varia de marca para marca, é muito importante você guardar esse manual para caso seu aerógrafo venha apresentar problemas você saber onde e como resolver.

Na maioria dos aerógrafos que encontramos no Brasil, apenas alguns modelos não conta com borrachas de vedação, e geralmente sempre quando temos problemas com nosso aerógrafo é por conta do desgaste das borrachas, necessitando a substituição.

Porém para conseguir fazer a troca com sucesso deve saber onde essas borrachas são colocadas em seu aerógrafo e o manual é o seu guia para resolver a maioria dos problemas.

Uma forma simples de resolver alguns problemas é fazendo apenas uma limpeza simples ou com o passar do tempo fazer uma limpeza avançada, para remover qualquer vestígio de tinta que pode estar atrapalhando o desempenho do aerógrafo.

No vídeo a seguir mostro como você pode fazer a limpeza do aerógrafo de forma simples e prática.

Os Diferentes Modelos de Compressores

O Compressor é a chave principal que vai fazer o seu aerógrafo funcionar, por isso é muito importante saber escolher o modelo de compressor correto para não ter problemas.

Como tinha mencionado nos modelos de aerógrafos, saber qual o tipo de trabalho que você vai fazer vai te ajudar a escolher o compressor correto e assim fazer um único investimento.

Para te ajudar na escolha do compressor ideal preparei um guia completo onde explico todos os detalhes que você deve analisar para fazer a melhor escolha e poupar dinheiro.

Mangueira Ideal para Aerografia

Quando compramos um compressor geralmente esse compressor não acompanha a mangueira para que você possa alimentar os seus equipamentos e poder usar com facilidade e profissionalismo.

Na aerografia existe dois tipos de mangueiras que são boas para você usar e ter um processo de trabalho mais agradável e sem ter dificuldades no desempenho ao usar o aerógrafo.

Atualmente utilizo dois tipos diferentes de mangueiras que são:

  • Mangueira Trançada
  • Mangueira PU

A mangueira ideal para você usar em seu aerógrafo a melhor é a mangueira trançada, se você estiver usando os mini compressores ou os compressores portáteis essa mangueira já acompanha o kit.

Caso você esteja usando um compressor de grande porte que não acompanha essa mangueira, sugiro comprar para ter melhor desempenho durante suas pinturas, porque essa mangueira é muito mais maleável do que as mangueira de PU.

Gosto de usar as mangueiras de PU para aumentar a distancia do meu filtro de ar e o compressor, garantindo que meu compressor fique mais longe e o barulho que o compressor pode gerar não me incomode ou atrapalhe durante o processo.

Ligando Todas as Conexões

Fazer a conexão entre os equipamentos é a parte mais simples que tem, o que pode tornar um pouco complicado é a conexão entre os compressor de grande porte porque você vai precisar controlar o fluxo de ar para usar no aerógrafo.

No caso dos compressores portáteis e dos mini compressores essa conexão é muito simples, a mangueira que vem junto com o compressor já tem o tamanho correto das roscas, necessitando apenas rosquear cada ponto no lugar certo.

Entrando em Ação na Aerografia

COMO-COMECAR-NA-AEROGRAFIA-COM-BAIXO-INVESTIMENTO-PRIMEIROS-PASSOS-NA-AEROGRAFIA-DANIELLATIM

Com todos os equipamentos em mãos, entrar em ação vai ser a parte mais fácil de todas, e pra te guiar vamos começar falando sobre as formas básicas de usar o aerógrafo, que vai te ajudar a ter maior controle e precisão.

Como passo inicial, você deve saber como segurar o aerógrafo e preparei um artigo completo sobre o assunto, onde te mostro duas formas muito importantes que vai te ajudar a evitar dores nas mãos e assim conseguir fazer seus desenhos e pinturas com melhor qualidade.

Agora que já sabe como segurar o aerógrafo você deve saber quais tintas vai usar, porém como existe muitas tintas diferentes para varias superfícies, preparei um guia onde abordo uma gama grande e significativa que vai te ajudar a começar com a tinta correta de acordo com trabalho que você escolheu.

Após escolher a tinta vamos para os primeiros passos, você deve executar alguns movimentos livres para pegar o jeito que o gatilho do aerógrafo funciona, assim quando for fazer os desenhos vai ter melhor controle e uma mira mais afiada, como sugestão vou deixar um vídeo de um tutorial bem simples que gosto de indicar como primeiro passo.

Seguindo esse processo que mostrei no vídeo sugiro repetir umas 4X para conseguir ver a evolução, porque esse processo de estudo demanda do conhecimento de varias efeitos e técnicas que são muito importantes para qualquer tipo de desenho.

Agora você aprendeu como fazer um desenho e o processo de estudo pratico para começar na aerografia e conseguir fazer seus desenhos e pinturas e já conseguir ver os primeiros trabalhos sendo feitos.

Pra fechar essa etapa sempre que terminar de estudar, procure fazer uma limpeza simples no seu aerógrafo, assim vai manter seu equipamento em boas condições e vai evitar que ele fique entupindo com frequência.

Acessórios Opcionais

Para fazer seus desenhos e pinturas na aerografia você não precisa de muitos equipamentos e produtos, você notou que ter um compressor, mangueira e aerógrafo é o suficiente para começar e garantir o funcionamento de tudo.

Porém existe alguns itens que pode tornar o processo de pintura muito mais dinâmico e simplificado, ainda mais se você gosta de usar vários aerógrafos diferentes.

ENGATE RÁPIDO

O engate rápido é uma conexão que permite você trocar de aerógrafo sem precisar ficar rosqueando, o que pode consumir muito tempo de trabalho e com apenas um movimento conseguir soltar e encaixar um novo aerógrafo.

FILTRO DE AR

Geralmente quando usamos os mini compressores ou os compressores portáteis é muito comum após algum tempo de trabalho, a água começar a influenciar e ser cuspido por nosso aerógrafo, o que não é legal caso você trabalhe com tintas a base de agua e precisa garantir que não vai estragar seu desenho.

SUPORTE DE AEROGRAFO

O suporte é um item primordial para você evitar deixar cair seu aerógrafo no chão, causando vários problemas em seu equipamento e fazendo perder a performance durante o seu trabalho, existe vários suportes disponíveis e você pode optar escolher o que considera ideal.

BAIXE GRATUITAMENTE

Descubra como Iniciar na Aerografia em 7 Dias sem Precisar saber Desenhar

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como profissional.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu tudo que é preciso ter para começar na aerografia e conseguir fazer seus desenhos e pinturas usando essa técnica de pintura incrível.

Abordamos as principais diferenças entre os vários modelos de aerógrafos e deixei um passo a passo bem explicado como você escolhe o modelo ideal para começar na aerografia.

Viu as diferentes mangueiras que pode usar no compressor e quando usar cada uma delas para garantir o melhor desempenho para fazer seus desenhos e pinturas na aerografia.

Viu os principais acessórios que indico adquirir para evitar qualquer problema durante a sua pintura, fazendo seus desenhos com mais simplicidade e agilidade.

Agora quero deixar um bônus especial que vai te ajudar a evoluir ainda mais na aerografia e conseguir dominar essa arte que vem crescendo a cada dia.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>