10/12/2019

Como Saber se uma Tinta é Boa para Aerografia?

Saber identificar uma tinta boa para realizar seus desenhos na aerografia não é uma tarefa fácil e simples.

Muitos dos que estão iniciando não sabe o que analisar quando o assunto é tinta boa e ideal para se utilizar no aerógrafo, fazendo muitas das vezes usar tintas que são de baixa qualidade e que vai dificultar em seu aprendizado.

E nesse artigo vou te explicar os principais pontos importantes que você deve analisar para saber identificar uma tinta boa para fazer seus desenhos na aerografia ou até mesmo estudar novas técnicas.

Antes de nos aprofundarmos sobre as tintas que utilizo, vou te explicar por que saber identificar uma tinta é importante para sua evolução na aerografia.


Os 3 principais fatos para você ganhar escolhendo uma tinta boa

Esses são os três fatores que você vai obter aplicando as técnicas a seguir, mesmo que você faça aerografia por hobby ou como profissional.

Quando estamos no meio artístico, faz com que tenhamos que conhecer diferentes tipos de materiais para facilitar nosso trabalho e conseguir economizar tempo e ter um processo eficiente.

EVITANDO PROBLEMAS DURANTE O APRENDIZADO

Quando utilizamos uma tinta boa, conseguimos evitar vários tipos de problemas que podem atrapalhar nosso aprendizado e também na realização dos nossos desenhos em um projeto final.

Sabendo escolher a tinta ideal faz com que você economize tempo, limpando equipamentos, realizando manutenção indesejada que pode atrasar seu projeto que na maioria dos casos pode ter um impacto financeiro.

CONSEGUIR EVOLUIR RAPIDAMENTE

Muitos artistas que estão iniciando sonham em realizar seus desenhos realistas, customizar peças de motos, mas muitos esquece que tem um tempo para que isso aconteça, o grande fator que impacta diretamente no aprendizado é a tinta.

Com a tinta ideal você vai conseguir ter um desenho mais limpo, cheio de detalhes, podendo praticar diferentes tipos de técnicas que vai te ajudar a realizar seus desenhos com facilidade, e aprender muito mais rápido.

TER RESULTADOS MAIS FÁCEIS

Fazer um desenho em peças de carros, motos e até capacetes não é tão simples e você precisa ter uma experiencia na aerografia, mas quando não sabemos qual tinta usar para realizar tais projetos, se torna impossível fazer um bom trabalho.

Usando as técnicas que você vai aprender a seguir vai possibilitar aperfeiçoar suas habilidades na aerografia com baixo investimento e conseguir fazer seus desenhos com muita facilidade, porque soube escolher a tinta certa.

Antes de explicar os principais pontos para você identificar uma tinta boa para fazer seus desenhos, vou te falar sobre as três principais tintas que utilizo para realizar meus desenhos e também que uso para fazer os meus estudos.


As 3 Tintas que uso para Estudar e Realizar meus Projetos na Aerografia

Você vai conhecer sobre duas tintas a base de água que você pode usar em seus estudos e a melhor tinta para realizar seus projetos que recomendo a base de solvente, preparei uma artigo explicando detalhadamente sobre outras tintas que você pode usar em seus projetos.

NANKIN ACRILEX

A tinta Nankin da acrilex me surpreendeu com o resultado que é possível atingir mesmo sendo a base de água, essa tinta é ideal para que está começando até mesmo porque não precisa de diluição na maior parte do tempo, sendo uma tinta fácil de usar.

Você pode obter mais informações sobre essa tinta no artigo completo onde falo e mostro essa tinta na pratica.

SERYCRIL GÊNESIS

A tinta da Serycril da gênesis é uma tinta boa de se utilizar, mas não é indicada para artistas que está começando agora na aerografia justamente porque a diluição não é tão simples de se conseguir atingir para ter um bom desempenho.

Veja o artigo completo onde explico, sobre a utilização das tintas Serycril na prática.

TINTA AUTOMOTIVA POLIESTER

A tinta poliester na minha opnião é a melhor tinta que tem para que gosta de fazer aerografia, é uma tinta facil de manipular a única desvantagem é que essa tinta é a base de solvente e muitas pessoas não podem usar em suas casas.

Porem para quem pode usar e não quer perde tempo tentando testar outras alternativas conserteza vai se surpreender com os resultados que pode conseguir usando esssa tinta e tudo isso sem ter problemas com a diluição.

Para finalizar esse conteúdo vou te explicar como você pode identificar uma tinta boa e ideal para você fazer seus estudos e projetos com facilidade e praticidade.


Como Escolher a Tinta Ideal para Aerografia?

Escolher a tinta ideal para aerografia não é tão simples, pois você vai ter que testar varias até encontrar a que realmente você se adapta e que faz sentido para o seu trabalho.

Pra você conseguir escolher uma tinta boa e que não vai ficar entupindo seu aerógrafo é você seguir os passos a seguir…

Comprando uma Pequena Quantidade de Tinta

Pra você testar uma tinta e saber se vai servir para o seu tipo de trabalho, você vai precisar de uma pequena quantidade de cada cor sendo, Branco, Preto, Azul, Amarelo e Vermelho.

Após ter as tintas em mãos, você vai começar os testes, é importante que faça no minimo 3 desenhos diferentes para ter uma conclusão mais assertiva se realmente essa tinta vai servi para o seu trabalho.

Realizando Desenhos fáceis

A maioria de nós quando estas começando ou já tem noção em fazer desenhos usando técnicas diferentes, é normal querer fazer um desenho bem complicado, cheio de detalhes e efeitos.

O que recomendo você fazer é usar desenhos simples pra saber se realmente as tintas que você esta usando vai possibilitar fazer desenhos mais complexos.

Como anteriormente disse, você não deve se limitar a um único desenho para chegar a uma conclusão definitiva, fazendo vários desenhos vai possibilitar você conhecer mais sobre as tintas e também melhorar na realização dos desenhos.

Fazendo esse processo você vai notar detalhes na tinta que pode deixar seus desenhos muito manchados e com qualidade amadora.

Verificar a Quantidade de Overspay

O overspary sem duvidas é um problema pra muitas pessoas que não tem tanta habilidade na aerografia.

Saber diferenciar as tintas que não deixa tanto overspray na pintura ajudando você a focar em melhorar suas habilidades ao invés de corrigir problemas no seu desenho.

Sabendo disso deve notar se a tinta que esta usando esta causando muito overspray nas suas pinturas e procurar tentar controlar esse problema, se mesmo com a pressão baixa você estiver tendo muito overspray e as tintas claras não corrigir, infelizmente talvez seja importante testar outras tintas.

Cobertura da Tinta em Diferentes Superfície

Se uma tinta não tem cobertura suficiente pra você fazer seus desenhos com facilidade é importante você buscar outras alternativas pra realizar seus trabalhos.

Com a grande variedade de tintas que você pode usar em seus projetos não vai demorar ate você achar a tinta ideal, que vai facilitar todo o processo.

Por isso quando estiver realizando o teste de uma tinta é importante que você teste a cobertura de todas as cores para saber se você não vai ter problemas na realização dos seus desenhos.

Agora pra você chegar em uma conclusão definitiva, você deve analisar todo o cenário no geral, que é o nosso próximo tópico.

Acabamento Final do Projeto

Com os diferentes tipos de desenhos que você fez nos passos anteriores você deve analisar todos os detalhes que pode dificultar na realização dos próximos desenhos, sendo overspay e a cobertura das tintas.

Fazendo essa analise vai notar características e detalhes que não poderia ser notado sem esse procedimento, deixando muitas vezes sem saber porque seus desenhos não fica como de artistas que vemos no Youtube.

Esse procedimento você deve fazer sempre que for testar uma nova tinta e principalmente analisar sempre o contexto no geral e assim ter uma visão geral sobre a tinta que você pretende usar em seus projetos.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Você pode gostar

JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE NO DISCORD

Mostre seus desenhos e receba dicas exclusivas para evoluir ainda mais em seus projeto.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"dffbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"dffbe":{"val":"rgb(255, 212, 0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"dffbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
sim, quero fazer parte