Dicas de Aerografia Passo a Passo

Como Personalizar Controle de Playstation e Xbox Passo a Passo

Escrito por Daniel Latim
em 19 novembro, 2020
novembro 19, 2020

O mundo da aerografia e cheio de truques e macetes que podemos usar a nosso favor, e todo artista da aerografia deve saber, que com esse estilo de pintura é possível pintar praticamente qualquer superfície.

Independente se é plastico, metal, vidro, parede, camiseta... Enfim, é possível desenhar e pintar em diversas superfícies.

E no conteúdo do hoje vou te mostrar como fazer para personalizar controles de vídeo game facilmente.

Esse processo é o mesmo para controles de Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series...

O principal que você deve saber é a forma correta da preparação da superfície, para que tudo de certo no final, mas fique tranquilo que vou explicar mais em breve.

O que vamos falar nesse conteúdo é:

  • Como fazer a Preparação da Superfície.
  • Porque Fazer uma Pintura Base?
  • Por que fazer Degradê.
  • Como fazer Desenhos nos Controles.
  • Acabamento Final da Pintura.

Agora pegue seu café, porque vou te mostrar como personalizar um controle de playstation passo a passo, e nesse projeto vou te mostrar como fazer o tema do fortnite em um controle.

Considerações Importantes

Antes de começar fato a explicar sobre como vai fazer suas personalizações, quero falar brevemente sobre alguns dos produtos que utilizei nesse tutorial.

Um dos produtos que considero importante você ter e usar para realizar seus projetos são as tintas translúcidas, essas tintas são incríveis para se conseguir efeitos únicos e garantir qualidade profissional.

Com elas vai evitar acumulo de material em seus projetos e ainda fazer trabalhos diferenciados dos concorrentes, conseguindo ter exclusividade em seus projetos.

Se você quiser aprender a preparar suas tintas translúcidas, convido você a conhecer mais sobre o curso Saindo do Básico onde mostro técnicas incríveis da aerografia e como preparar essas tintas facilmente, clique aqui para saber mais.

Um outro produto que vou utilizar e que não é encontrado facilmente no Brasil é as tintas kandy, essas tintas tem um semi-transparência e uma pigmentação incrível a marca que gosto de usar é da House of Colors.

Essa é uma empresa americana e que tem produtos incríveis para a pintura automotiva, esses produtos são ideais para realizarmos nosso projeto, o kandy que irei usar é o gold.

Se quiser encomendar esses produtos, recomendo entrar em contato com o fornecedor onde gosto de comprar essas tintas, clique aqui para acessar o artigo completo.

Agora vou te explicar os passos importantes que deve executar para conseguir resultado incrível em seus projetos e fazer personalizações profissionais.

Preparação da Superfície

Sem dúvida essa parte é a mais importante de todo o processo, se for feito de forma errada seu trabalho pode ser perdido por completo, precisando ser refeito do zero.

Se você não quer perder tempo e conseguir realizar seus projetos como um artista profissional, deve dedicar ao máximo atenção nessa etapa, pois um erro simples pode comprometer todo o projeto.

Fazendo a preparação correta vai garantir que sua pintura tenha durabilidade por muitos anos, o que é ideal para profissionais que deseja ganhar dinheiro com esse trabalho e fidelizar clientes.

A preparação de controles de vídeo game, é muito simples...

Antes começar de fato aplicar tinta e produtos no seu controle, é importante saber montar e desmontar o controle, por mais obvio que pareça, realizar esse procedimento com o controle montado é um erro tremendo.

Em alguns casos pode danificar o controle drasticamente!

O primeiro passo necessário que deve ser executado nas peças do controle é o lixamento, para garantir maior aderência na superfície você deve lixar usando duas lixas com numerações diferentes.

A primeira lixa que vai usar é a 320 seca e a segunda é 400, em alguns casos você pode usar até a 600 que vai ter uma boa aderência na superfície, porem eu paro na numeração 400.

Como nesse projeto não vou usar primer, preciso de maior fixação dos produtos que vou usar na superfície evitando o desplacamento da tinta no decorrer da pintura.

É importante lixar a superfície muito bem com ambas as lixas para evitar problemas durante a pintura dos desenhos, o que causa muitos problemas de desplacamento.

Com a peça lixada e limpa, é importante aplicar a seladora para garantir a fixação da tinta no plastico e somente com a seladora é possível garantir que a fixação fique 100%.

Se você quer saber sobre preparação da superfície recomendo acessar o guia completo sobre o assunto, vou te explicar como preparar diferentes superfícies facilmente e os produtos que deve usar, clique aqui para saber mais.

Com a peça preparada corretamente, vamos começar o processo de pintura e para isso vamos realizar a pintura base do nosso controle.

Porque Fazer uma Pintura Base no Controle?

O que muitos profissionais não falam é que a pintura base é fundamental em todo projeto que você vai fazer, seja em um controle de playstation ou em um carro, sempre vai precisar de uma cor base.

A cor base certa, vai fazer você ganhar tempo na realização do seu projeto, finalizando o trabalho 3x mais rápido do que usando uma cor aleatória que não tem nada a ver com o tema definido.

Um exemplo pratico é o tema que foi definido para esse tutorial, escolhi o tema do fortnite justamente porque tinha alguns desenhos legais e uma combinação de cores bem chamativa.

E a cor base que defini foi o branco, o motivo é simples!

O branco para cores mais claras como, amarelo, azul claro, vermelho, laranja...

Como o nosso tema tinha cores claras em grandes áreas do controle, se eu definisse uma cor preta, iria ter um problema serio no acabamento final.

Por estar usando tintas a base de solvente, essa tinta acaba reagindo com a cor base durante o processo de pintura o que pode deixar a cor rosa e o amarelo um pouco mais escuro.

E para evitar isso, senti a necessidade de usar a cor branca como base do controle inteiro.

Sabendo trabalhar com a cor de base correta vai permitir ter um trabalho profissional e um resultado final bem mais rápido do que o comum.

Sempre lembre-se de analisar o projeto para decidir qual a cor base ideal usar, na dúvida minha recomendação é usar a cor branca por ser uma cor neutra e que não afeta a qualidade do trabalho.

Agora que você aprendeu a definir a cor base da sua pintura, vamos para a próxima etapa do processo, onde vou te explicar como a cor base ajuda na etapa do degradê.

Facilitando completamente o trabalho em 80% dos casos.

Por que fazer Degradê?

A combinação de cores na personalização de controles de vídeo game é algo incriável e muito fácil de fazer, o processo de pintura é muito simples e esta muito relacionado com a quantidade de tinta aplicada na superfície com a distancia de pintura.

Porem não é esse o grande vilão da história, mas sim a combinação de cores que pode fazer você ter um trabalho incrível e desejado para um trabalho amador e odiado...

Saber combinar as cores é muito mais importante do que fazer uma boa pintura, se a combinação for feita de forma errada, vai fazer com que seu projeto não seja atrativo o suficiente por seus clientes.

E para solucionar esse problema é muito simples e vou passar uma dica simples para te ajudar.

Se você não tem ideia do que fazer em seu controle de vídeo game, minha sugestão como primeiro passo é procurar referencias para ajudar nas ideias.

E existe dois sites incríveis para isso, o primeiro é o Google, e o segundo é o Pinterest, em ambos você pode pesquisar por controles de PS4, Xbox para ver as cores usadas.

Importante: Se está buscando ser um profissional único e fazer projetos incríveis, procure não copiar de outros trabalhos, não vai ser um crime copiar, mas será apenas mais um controle pintado e não vai chamar a atenção como gostaria.

Nessa etapa recomendo buscas algumas dezenas de imagens para ter ideias, se for um tema especifico pode pesquisar pelo nome do tema sem se referenciar ao controle.

Garantindo que seu trabalho tenha mais autenticidade e não seja apenas mais uma copia barata.

Como fazer os Desenhos no Controle

Se você chegou até aqui já tem um trabalho incrível, porem podemos tornar esse trabalho ainda mais incrível e vou te explicar como agora.

Os desenhos em controles de vídeo game é um verdadeiro desafio e se o seu sonho é fazer desenhos realistas, não quero te desmotivar, mas não vale o esforço.

Um controle tem tantas ondulações irregulares, o que torna o processo de pintura tortuoso e cheio de complicações, e para não se frustar em seus projetos e ainda sim ter trabalho bem legais é simples.

Para conseguir fazer alguns desenhos mais elaborados e com bastante detalhes, vai precisar de um equipamento pra ajudar no processo e garantir que o acabamento fique perfeito.

Esse equipamento se chama Silhouette ou Plotter de recorte, esse equipamento é usado para cortar os stencils e garantir que sua pintura fique perfeita, evitando o overspray e acelerando o processo para vários trabalhos iguais.

Se você quiser saber mais como preparar seus stencils e os tipos de equipamentos que pode usar para cortar esses stencils facilmente, preparei um guia completo sobre o assunto e você pode acessar agora clicando aqui.

Importante: usar os stencils para fazer seus desenhos em controles de vídeo game é a decisão mais sabia, justamente por causa do tamanho do controle e da região que se vai conseguir pintar.

Com o stencil certo, fazer o desenho se torna muito mais fácil do que usando outros métodos de pintura, sem que fique manchas ou borrões acidentais.

Acabamento Final da Pintura

O acabamento da sua pintura é o que vai tornar seu trabalho único e atraente, fazer um processo de acabamento é tão importante quanto a preparação da superfície, não podendo haver erros.

Cometer um erro nessa etapa, em alguns casos pode forçar você a ter que recomeçar o projeto novamente do zero e a margem para isso acontecer não é muito pequena não...

O acabamento é dividido em duas etapas:

  • Aplicação de Verniz
  • Polimente da Peça

Fazer as duas etapas vai torna seu trabalho perfeito e ainda vai garantir brilho e elegância no seu trabalho, mostrando para seus clientes que pode confiar que o controle está em boas mãos.

Aplicação do Verniz

Aplicar o verniz é um processo simples, mas para peças de controles de vídeo game pode ser algo muito complexo e com possíveis falhas que pode deixar seu cliente muito irritado.

Para aplicar o verniz em seus controles é importante usar uma pistola de pintura, a que eu indico usar para esse trabalho é uma pistola com bico 0.8 mm.

Esse bico tem um tamanho ideal para deixar o acabamento com brilho incrível e com uma aplicação bem uniforme, diferente do resultado que vai conseguir aplicando com o aerógrafo.

Jamais aplique verniz em seus projetos com um aerógrafo, por mais que consiga aplicar na peça por completo, para conseguir o brilho máximo do verniz vai precisar de uma pistola de pintura.

Sem contar que usando o aerógrafo a aplicação do verniz pode ficar com falhas e com um acabamento nada atraente.

Polimente da Peça

O polimento é um adicional que você pode fazer para deixar seu trabalho perfeito, é muito comum durante a aplicação do verniz cair fios de cabelo, um mosquito aparecer repentinamente e pousar na peça molhada...

Tudo isso vai deixar algumas marcas na sua peça que pode ser removida facilmente com o processo de polimento, infelizmente não tem como explicar o processo de polimente completo nesse conteúdo.

Mas se você deseja aprender mais sobre o assunto, me diga nos comentários que posso preparar um aula mais completa para ajudar.

Conclusão

Nessa aula você aprendeu o processo completo para personalizar seus controles de vídeo game e fazer um trabalho profissional.

Se seguir todas as etapas explicadas nesse artigo, você vai ter um trabalho único e amado por varias pessoas...

Fazer customizações de controles de vídeo game, não é fácil e existe a utilização de muitas ferramentas para ter um trabalho com acabamento profissional e a sua missão é mostrar isso para o cliente.

A valorização do trabalho depende exclusivamente de você e ninguém pode precificar o seu trabalho, mas não deixe de investir em conhecimento, em equipamentos para manter o padrão de qualidade em primeiro lugar.

Se notar, o resultado desse projeto que fizemos nessa aula, foi graças aos produtos e equipamentos usados, se por algum motivo tivesse feito alguma gambiarra ou improvisado algum produto o acabamento seria comprometido drasticamente.

Por isso não tenha medo de investir!

Se esse conteúdo foi incrível e te ajudou realizar seus desenhos em controles de vídeo game, me diga nos comentários se ficou alguma dúvida em alguma parte do processo?

Vou ter o maior prazer em ajudar você, nos vemos na próxima aula!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Você pode gostar

Os 3 Principais Passos para Personalizar um Paralama de Moto

A Terrível Verdade Sobre os Aerógrafos da Wimpel

Como Escolher o Aerógrafo Ideal em Menos de 5 Minutos

Tudo que você Precisa Saber sobre Tintas

JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE NO FACEBOOK

Para pessoas que querem aprender aerografia e se tornar um artista profissional mas não conseguem começar

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"3e1f8":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"3e1f8":{"val":"rgb(70, 204, 110)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"3e1f8":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
ENTRAR GRATUITAMENTE
>