Nos nossos primeiros trabalhos na aerografia começamos fazendo desenho utilizando a técnica de molde, para guiar os nossos traços, facilitando o processo.
Essa técnica é conhecida como Stencil, nos artigos anteriores ensinei a você Como criar seus próprios Stencil para poder começar no ramo da aerografia fazendo ótimos desenhos e rapidamente sem gastar horas treinando para começar a fazer algum trabalho.
Mas quando realizamos aerografia e começamos a fazer alguns trabalhos Free Hand (Mão-Livre), descobrimos que nem tudo é tão fácil como parece ser.
Quando fazemos um traço, ele pode não sair como esperado e uma parte do desenho fica totalmente desproporcional.
Até mesmo fazendo com que não queira continuar com o trabalho, pensando nesses detalhes recomendo que você aprenda Como controlar o Aerógrafo para poder melhorar e aperfeiçoar sua habilidades nos trabalhos Free Hand.
Nesse artigo vou explicar uma técnica que muitos de nós artistas deixamos de praticar e ao realizar determinados trabalhos ficamos com dificuldades.
Como no caso do famoso DEGRADÊ, é uma das técnicas fundamentais para se realizar trabalhos Free Hand.
Após você ler todo o artigo, irá reparar a facilidade em como podemos controlar e praticar no dia a dia essa técnica.
Nesse artigo vou te explicar:
- Como fazer um DEGRADÊ na aerografia;
Vamos inciar nosso processo da técnica do degradê, criaremos um quadrado, vou utilizar a cor preta para ressaltar o processo e você poder analisar como funciona com todos os detalhes:
Após ter realizado os traços delimitando a área de preenchimento, recomendo praticar com círculos, triângulos, quadrados, para até mesmo ter maior compreensão das formas geométricas que sempre são a base de desenhos mais complexos.
Vamos começar aplicando uma camada fina de tinta de cima para baixo, como você pode ver na imagem a seguir para iniciar o degradê.
Você pode perceber que a aplicação na parte superior do quadrado ficou um pouco mais carregado de tinta do que na parte inferior, isso é uma forma de iniciarmos o processo demarcando onde ficará mais carregado (escuro) e onde finalizará.
Na próxima etapa você vai ver que o processo se repete, até chegarmos no tom que queremos, sempre aplicando do mais escuro para o mais claro, para deixar o mais uniforme possível.
Depois de ter aplicado mais tinta, você irá observar que onde determinou que fique mais escuro deve estar com o aerógrafo mais próximo da superfície e ir aplicando a tinta conforme puxa o gatilho, depois de pressiona-lo sempre afastando quando estiver querendo deixar o tom mais claro do degrade, no caso do aerógrafo de dupla ação.
Lembrando que deve estar com o aerógrafo em movimento para não deixar marcas aparentes no degrade, para que não carregue muito e fazendo com que tenha uma suavidade na aplicação.
Os próximos passos da aplicação da técnica, é feito da mesma maneira, podendo ser mais demorada.
Porém temos que ir melhorando a qualidade no resultado final, que nada mais é que ir suavizando cada vez mais os tons entre o mais escuro para o mais claro, sempre nessa ordem e respeitando a área de pintura.
Nessa etapa acrescentei mais uma camada enfatizando mais o tom superior (escuro) do nosso degradê e suavizando o restante do trabalho para remover demarcações indesejadas, você pode observar o resultado na imagem a seguir.
Depois de aplicado as camadas, você ira reparar que ficou uma grande quantidade de Over spray ao redor do quadrado e para evitar esse problema nos trabalhos você pode usar fita adesiva ou stencil dependendo do tamanho até mesmo usar a sua mão como guia para evitar o over spray.
Dependendo do trabalho, você poderá mesclar as cores fazendo com que não se apareça o over spray sempre cobrindo com um novo tom de tinta acompanhando a sua referencia e deixando invisível.
Essa é uma das técnicas que procuro praticar sempre, para obter um resultado fantástico nos meus trabalhos.
Recomendo que utilize desenhos preto e branco para aprender a controlar o degradê e praticar as estás habilidades com o aerógrafo.