Espero que você goste desse artigo.

Se você quer minha ajuda para aprender aerografia, clique aqui.


Como Fazer Stencil para Aerografia e Ter Desenhos Incríveis

COMO FAZER STENCIL PARA AEROGRAFIA E TER DESENHOS INCRIVEIS DANIELLATIM

Pra quem está começando agora na aerografia pode parecer muito complicado e até mesmo impossível, realizar seus primeiros desenhos em poucas horas sem ter orientação profissional ou habilidade...

Isso acontece devido aos conteúdos publicados no Youtube, grupos no Facebook e até mesmo em Sites na internet, que para algumas pessoas é o detalhe que estava faltando para melhorar sua arte.

Porem para algumas pessoas, essa quantidade de informação acaba complicando em ter um caminho para seguir e realizar seu primeiro desenho, praticando métodos complexos e complicados de serem aplicados.

Quando comecei na aerografia tive muitos problemas para aprender, e por isso quero te ajudar com uma técnica muito simples e também muito conhecida que é o stencil, essa é uma técnica simples que permite realizar desenhos incríveis rapidamente.

Antes de começar a explicar de fato como você pode criar os seus próprios stencils, deixa eu te mostrar o que você vai aprender nesse artigo, onde vamos falar sobre os stencils.

VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER:

  • 3 Erros que a maioria dos iniciantes cometem
  • Conseguindo referência de desenhos fáceis
  • Como cortar o Stencil.
  • Quais Materiais usar para cortar o Stencil de uma forma mais rápida.
  • Transformando qualquer desenho em Stencil (Rápido)
  • Estrutura da criação dos Stencil

Agora que você já sabe o que vai aprender nesse artigo, preciso te alertar que essa técnica não faz milagres, quero dizer que mesmo que leia o artigo inteiro, se não aplicar as técnicas nada vai acontecer com o seus desenhos.

Mas tenho certeza que após você aplicar as técnicas seguindo o passo a passo sem pular nenhuma etapa, vai conseguir melhorar suas artes em 40% facilmente, agora você sabe o que fazer...

3 Erros que a Maioria dos Iniciantes Cometem

A maioria dos artistas que estão iniciando na aerografia, não sabem de fato como podem aprender aerografia de forma rápida para fazer seus desenhos, e cometem muitos erros que afetam seus resultados.

A verdade é que sem um processo de estudo, fica muito difícil aprender aerografia e conseguir bons desenhos, independente do que você queira pintar e também não é questão de ficar fazendo vários desenhos aleatoriamente.

Por isso quero antes mostrar como melhorar seus desenhos, vou te explicar os 3 principais erros que se você evitar, já vai sair na frente de muitos artistas que não sabem disso.

Disponivel por tempo limitado

Descubra Como Fazer Aerografia Usando o Plano de Ação de 7 Dias

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como um artista profissional.

1. Não Ignore Passos Importante

O primeiro erro comum que vejo a maioria cometer sem dúvidas é pular passos importantes, mas entendo que em sua grande maioria não tem um profissional que guie seus passos.

Que existe um caminho a seguir para se ter um aprendizado acelerado e conseguir bons resultados logo nos seus primeiros desenhos.

Mas agora você não tem mais desculpas para dizer que não sabia o caminho e que não tinha as técnicas para aplicar, pois nesse artigo vou te mostrar como você vai criar seus Stencils facilmente, e assim conseguir bons resultados ao colocar em prática.

2. Não Começam por Desenhos Simples

O segundo erro fatal para muitos artistas inexperientes que sonham em viver da aerografia.

Esse eu chamo de destruidor de sonhos que faz muitos artistas ficarem vários anos sem perceber uma evolução, aumentando drasticamente o índice de desistência.

Tudo isso é por um simples detalhe, geralmente quando começamos, queremos logo de cara ver um desenho complexo, cheios de detalhes e com várias cores, mas na prática não é tão simples.

Sei por experiência própria que tudo tem um processo a ser compreendido, mesmo quando estamos realizando desenhos super simples, e esse tipo de desenho de fato tem muito a nos ensinar.

Aposto que se você nesse exato momento tentar fazer um desenho do Tio Patinhas, tem grandes chances de você não conseguir um bom resultado, podendo ser a falta de habilidade com o aerógrafo ou por simplesmente não saber quais técnicas usar.

Por isso minha sugestão é você começar com desenhos simples, com esses desenhos você vai aumentar o controle do aerógrafo, vai entender como diluir suas tintas, conseguindo ter uma evolução percebida em pouco tempo.

Ignorar esse detalhe vai fazer você ficar com desenhos medianos e não conseguir agradar ninguém devido a péssima qualidade que seus desenhos irão ter, mesmo que você pratique por anos.

3. Tentam Fazer Incansavelmente Desenhos Realistas

O terceiro erro é polêmico, e isso é graças a alguns "influenciadores" que ficam espalhando mensagens que de fato vai só atrasar quem está iniciando, dizendo pra começarem por desenhos realistas.

Um dos meus objetivos desde quando comecei em 2014 foi trazer informações testadas que de fato irão te ajudar a evoluir na aerografia, não tenho mérito nenhum se você não aprender com os meus conteúdos seja em texto ou em vídeo.

Por isso tenho que trazer sempre o que funciona, e jamais vou dizer para você começar com desenhos realista e lembro de um fato que retrata todo esse cenário.

Um dia estava navegando na internet e me deparei com um pedido de ajuda e o artista tinha tentado realizar um desenho realista, mas tinha sérios defeitos como, pintura borrada, traços tortos e a estrutura do desenho era muito amadora.

Então logo pensei vou ajudá-lo!

Comentei dizendo que teria que começar através de desenhos mais simples e com traços mais definidos, pois os defeitos em sua pintura era evidente a falta de habilidade com as ferramentas.

E por incrível que pareça, fui recebido com 3 pedras na mão, e isso de fato aconteceu devido a pessoa ter uma opinião formada de que deveria começar por desenhos realistas.

Para você ter noção existem 7 pontos importantes que você deve dominar para realizar desenhos realistas e gravei um vídeo explicando detalhadamente o assunto.

E por infelicidade essa pessoa não sabia desses detalhes e por ignorância perdeu a chance de aprender um pouco, como poderia melhorar suas habilidades, ficando como outros artistas perdidos e sem ajuda.

Pra você saber se é possível aprender com desenhos realistas é muito simples, você tenta fazer até conseguir.

Acredito que você vai demorar muito para ter um resultado satisfatório, depois tente fazer um desenho do Mickey Mouse, se seu desenho ficar com traços tortos, pintura borrada, acabamento amador você não aprendeu nada, apenas perdeu tempo.

Resumindo, não caia nesse papo de que é possível aprender aerografia a partir de imagens de pessoas, você seguindo o caminho mais simples vai obter grande sucesso mais rápido.

Agora deixa eu te mostrar como você vai evoluir na aerografia muito mais rápido de forma simples e com um método que acredito ser o mais prático para quem está iniciando e não quer praticar por várias horas.

Conseguindo Referencia de Desenhos

Se você não sabe criar os seus próprios desenhos, vai precisar usar referências que são desenhos de outros artistas e de preferência populares como Mickey Mouse.

Essa é uma forma fundamental para você começar a fazer os seus primeiros desenhos de forma rápida e automaticamente praticar com um objetivo em mente.

Para você conseguir essas referências é muito simples e vou indicar duas formas que mais utilizo e que possibilita encontrar referências muito legais para praticar no dia a dia.

Referencias no Google

A minha primeira sugestão é usar o Google, é muito simples de usar, tudo que você tem que fazer é colocar o termo na barra de pesquisa do Google e escolher a opção de fotos.

Dessa forma o mecanismo do Google vai fazer uma busca e listar os resultados para você analisar o que melhor se destaca, evitando você perder tempo em ter que criar um desenho que pode demorar muitas horas.

Referencias no Pinterest

A minha segunda sugestão é você usar o Pinterest, para você usar, vai necessitar de uma conta que pode ser criada facilmente.

A grande vantagem de usar o Pinterest é que você tem a opção de salvar suas imagens online, e pode consultar sempre que precisar de uma nova referência para praticar suas habilidades.

Dessa forma você pode ficar um tempo salvando imagens que podem ser utilizadas durante uma semana facilmente, e ainda pode baixar o app no seu celular e consultar imagens sempre que precisar.

Bônus

Preparei um artigo com 143 referências que você pode usar para aprender aerografia de forma simples e prática, acesse agora o artigo e comece a fazer os seus primeiros desenhos ainda hoje.

Como cortar o Stencil

Para cortar seu stencil é muito simples, e você vai precisar de 1 ferramenta que é facilmente encontrada na internet e que possibilita você cortar seus stencils 2x mais rápidos.

As ferramentas para cortar que você pode usar são:

  • Estilete
  • Estilete de Precisão - 2x mais velocidade

Você pode ter as duas opções para cortar seus stencils, mas a minha favorita é o estilete de precisão, como ele tem uma ponta bem afiada é muito mais rápido cortar detalhes pequenos.

Cortar um estêncil na mão não é complicado como muitos dizem, se torna demorado quando não se tem um método pra seguir, você sabe que tudo na vida existe um jeito mais fácil e prático.

Se você quiser usar máquinas para cortar seus stencils mais rápido e aumentar a qualidade dos seus stencils, você pode acessar o artigo completo onde explico mais sobre outras formas para cortar seus stencils.

Quais Materiais usar para Cortar o Stencil

Acho que a grande dificuldade para quem quer usar a técnica do stencil é que não sabe os tipos de materiais que pode cortar seus stencils e assim fazer seus desenhos mais rápidos.

Aqui está os materiais que mais uso atualmente que você pode usar:

  • Acetato
  • Papel A4
  • Papel Canson 180g ou superior
  • Cartolina

Agora deixei te explicar alguns detalhes que podem influenciar no seu resultado.

O acetato é um dos materiais que se você conseguir cortar vai ter para o resto da vida, stencils cortado em acetato ou chapas de raio x é resistente a solvente e também muito maleável.

O grande problema dos acetatos é que cortar na mão não é tão simples como parece, e pode demorar dependendo da complexidade do stencil, por isso sugiro cortar em uma máquina a laser.

Já o papel A4 e o papel canson esses dois materiais o que muda de um para o outro é a durabilidade e se você tiver o domínio na hora da pintura pode durar por muito tempo..

Para esses materiais sugiro desenhos mais simples onde você vai cortar, usar e se por algum motivo danificar, você consegue refazer sem levar horas para cortar novamente.

Cortando Stencil 2x mais Rápido

A velocidade em cortar um stencil está ligado a ferramenta que você usa, como estilete e também ao nível de detalhes que a imagem tem, com base nesses fatores você pode imaginar o tempo de corte.

Mas existe um outro elemento que se você utilizar vai ajudar você a acelerar o corte e também proporcionar melhor acabamento no corte final para você usar em sua pintura.

Os elementos adicionais são:

  • Mesa ou tampo de Vidro
  • Base de Corte

Se você cortar seus stencils em uma mesa de vidro vai conseguir ter um bom resultado no corte, pois o vidro não é influenciado pela lâmina de corte, fazendo a lâmina deslizar na superfície.

Mas o vidro traz uma desvantagem que pode fazer você gastar mais lâminas de corte em um período de tempo curto, em alguns teste percebi que o vidro desgasta mais rápido o fio de corte da lâmina isso pode ser um problema.

E depois de muita busca por uma outra alternativa encontrei a base de corte, que na minha opinião é muito importante se ter para cortar seus stencils seja simples ou complexos.

A base de corte tem uma superfície que além de deslizar o estilete faz com que a folha não corra na superfície, ajudando no acabamento final e ainda acelerando o corte do stencil.

Transformando Qualquer Desenho em Stencil (Rápido)

Muitas vezes não encontramos um desenho em formato de stencil e acabamos ficando sem alternativa para mudar nossos trabalhos tanto para clientes como para estudar novas técnicas.

Por isso é importante você saber criar seus stencils independente do desenho, assim você não precisa ficar procurando na internet por stencils prontos, sendo muito cansativo dependendo do tema.

Por isso vou te mostrar o que você vai ter que fazer para criar seu stencil independente da imagem que você vai usar, só lembre-se de não cometer o erro de escolher uma imagem muito complexa no começo.

Agora pra começar tenho que te dizer que existe duas formas de criar um stencil que são:

  • Stencil dos Contornos
  • Stencil da Pintura Interna

Esses dois tipos de stencils são muito fáceis de criar, mas cada um é melhor para determinados tipos de desenhos, fazendo com que você faça de forma mais rápida e tenha melhor qualidade final.

Para saber mais sobre os tipos de cortes, preparei um artigo onde mostro como cada um desses tipos diferentes de stencil funciona para você fazer seus desenhos na aerografia, clique aqui e saiba mais.

DISPONIVEL POR TEMPO LIMITADO

Descubra como Fazer Aerografia usando o Plano de Ação de 7 Dias

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como um artista profissional.

Estrutura da Criação dos Stencil

Existe uma estrutura muito importante que você deve saber antes de criar qualquer stencil, e vou te explicar como essa estrutura funciona e que vai te auxiliar na criação de qualquer stencil.

A estrutura é muito simples, mas é preciso muita prática para dominar a técnica completamente.

COMO-FAZER-STENCIL-PARA-AEROGRAFIA-E-TER-DESENHOS-INCRIVEIS-ESTRUTURA-DOS-STENCILS-DANIELLATIM
Se você analisar a imagem acima você vai ver vários objetos geométricos, talvez já saiba que todos os desenhos são compostos de objetos geométricos e aqui é onde está a mágica.

Se você analisar a imagem temos uma linha vermelha na horizontal e também uma linha vermelha que segue na vertical, porém um dos objetos que é o triângulo não temos a linha vertical.

Isso acontece que se tiver uma linha vertical no triângulo, quando tivermos que apagar as pontes não vamos ter uma facilidade na execução podendo deixar o contorno torto e também com defeito, ficando em alguns casos muito perceptível.

Tudo que você tem que fazer ao criar seus stencils é encontrar os objetos geométricos no desenho e ir traçando as pontes conforme a estrutura que apresento na imagem, facilitando seu progresso.

Com o tempo você vai dominar facilmente essa técnica e vai ficar muito natural para se criar os stencils independente do desenho que você queira fazer.

Vamos entender como essa estrutura ficaria em um desenho como o do Pato Donald.

COMO-FAZER-STENCIL-PARA-AEROGRAFIA-E-TER-DESENHOS-INCRIVEIS-TIO-PATINHAS-DANIELLATIM

Aqui temos um detalhe novo que vai ajudar você a manter os stencils mais firmes e fáceis de usar na hora da pintura, proporcionando melhor resultado em seus desenhos.

Na imagem do desenho do Pato Donald temos dois tipos de linhas, as linhas de Segurança que são as pontes, essas linhas são obrigatórias para se ter um stencil.

E temos também as linhas Opcionais que são linhas que você pode colocar para ajudar na fortificação do stencil, essas linhas vai deixar o stencil mais resistente na hora da pintura.

Assim você tem um stencil com qualidade profissional e usando essas técnicas vai conseguir criar seus stencil a partir de qualquer referência.

Por isso é importante você usar essas técnicas para conseguir bons resultados, lembrando que as linhas de segurança vão permitir você criar ambos os stencils, seja do contorno ou da pintura interna.

Se você quer criar seus stencils do básico ao avançado usando um método passo a passo, e ver como é feito todo o processo na prática, quero te convidar para assistir uma aula completa que preparei.

Você pode assistir essa aula enquanto ela está disponível clicando aqui e realizando seu cadastro que não leva nem 3 minutos.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>