Espero que você goste desse artigo.

Se você quer minha ajuda para aprender aerografia, clique aqui.


Descubra Como Fazer uma Bola de Futebol usando Stencil Facilmente

Já percebeu que muitos artistas usam recortes em vinil, papel ou acetato para criar seus desenhos na aerografia?

É justamente sobre isso que vamos falar por aqui.

Quero te mostrar como criar seus próprios recortes, conhecido como stencils para aerografia o que vai reduzir a criação dos seus desenhos de horas para minutos.

Vou te mostrar como criar um desenho passo a passo e mostrar detalhadamente todos os detalhes para colocar ainda hoje em prática.

Aqui está o que vai aprender nesse artigo:

  • Quais os matérias necessários para cortar e criar os stencils.
  • Os dois tipos de stencils que você deve criar para aerografia.
  • Como usar o seu stencil na prática.
  • 3 passos ideais para fazer seu desenho usando os stencil.

BAIXE GRATUITAMENTE

Descubra como Iniciar na Aerografia em 7 Dias sem Precisar saber Desenhar

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como profissional.

Os Produtos, Materiais e Equipamentos Recomendados

Antes de por a mão na massa vamos conhecer o que é necessário pra fazer seus stencils e sua pintura com qualidade profissional.

Para que tudo de certo vamos precisar conhecer o que vamos precisar usar para conseguir executar a criação dos stencils do jeito fácil e prático.

Todos os materiais são fáceis de serem encontrados e você vai conseguir aplicar em diferentes trabalhos facilmente.

Para esse tutorial vamos usar um aerógrafo chinês de baixo custo que é mais do que suficiente para conseguirmos fazer o trabalho com qualidade profissional, mas caso você queira conhecer outros modelos de aerógrafos importados e melhores acesse o artigo completo onde explico sobre os aerógrafos nacionais e importados para aerografia.

Atualmente estou usando dois modelos de aerógrafos o modelo da Onetools e o modelo da Steula BC 61, ambos de bico 0.3 mm.

Antes que me esqueça, para ter o funcionamento correto do aerógrafo é necessário ter um compressor e pra te ajudar prepararei um guia completo onde falo tudo sobre os compressores para aerografia.

Esses são os equipamentos base essenciais que você deve ter para começar, mais adiante vamos falar sobre as tintas que é fundamental para seu trabalho dar certo.

Materiais Necessários para cortar o stencil

Para cortar nossos stencils vamos precisar de um estilete ou bisturi também conhecido como estilete de precisão.

O bisturi é ideal para criação dos stencils porque ele tem uma ponta bem afiada e possibilita um corte limpo e eficiente.

E para esse tutorial, vou utilizar o estilete e você vai conseguir percebe que é muito bom para fazer seus stencils no dia a dia.

Porem se você não tem um bisturi e não quer ter que investir em um produto como esse, sugiro você optar por um estilete comum, com ele vai conseguir criar seus stencils da mesma forma.

E para conseguirmos fazer nossos stencils existe alguns materiais que fazem com que seu stencil tenha mais durabilidade com as diversas pinturas que vai fazer ao longo do tempo, porem não vou me aprofundar nesse assunto agora, vamos deixar para um outro artigo.

Nesse processo vamos nos dedicar em usar os materiais mais simples e para isso vamos imprimir nosso desenho em uma folha A4, sendo suficiente para fazer nosso desenho com boa qualidade.

Tintas para fazer a pintura com qualidade profissional

Para falarmos sobre as tintas para esse projeto vou deixar um Artigo Guia Completo das Melhores Tintas para Aerografia onde abordo sobre vários tipos de tintas que você pode usar para fazer seus desenhos usando os stencils.

Nesse guia vou te mostrar diversas tintas tanto a base de agua como a base de solvente para você usar em diferentes superfícies e garantir um trabalho profissional.

Processo para cortar o stencil

A parte mais difícil que muitos que estão iniciando na aerografia é realmente conseguir cortar seus stencils e depois utilizar para fazer seus desenhos.

O que impede muitos de conseguir cortar seus stencils com qualidade profissional é a falta de um planejamento fundamental para facilitar o processo de corte.

Esse processo explico no Artigo Como Fazer Stencil para Aerografia e Ter Desenhos Incríveis, nesse artigo vou te mostrar todos os detalhes para planejar antes de cortar seus stencils com qualidade profissional.

Com o stencil planejado você deve simplesmente cortar seu stencil usando o estilete ou o bisturi, dessa forma você vai conseguir fazer seus desenhos em poucos minutos.

Porem, existe dois tipos de stencils, os stencils de corte interno e os stencils de corte externo, o tipo de stencil que vai usar deve ser definido durante o planejamento.

Como Fazer Stencil de Corte Interno

O tipo de stencil de corte interno é o que vamos usar nesse tutorial, nele pode-se notar que nossa bola de futebol tem algumas linhas que trás a definição do nosso desenho.

Esse modelo de stencil é muito usado para fazer desenhos realistas onde você não precisa de um contorno definindo o desenho.

Veja como é fácil usar esse tipo de stencil em seus trabalhos.

Como Fazer Stencil de Corte Externo

O tipo de stencil de corte externo é um tipo de stencil mais avançado sendo muito utilizado para fazer desenhos vetoriais e desenhos animados.

Esse tipo de corte é concentrado somente nos contornos do desenho deixando a área interna do desenho completamente protegida.

Esse tipo de stencil tem duas funções:

A primeira é você usar para fazer os contornos dos seus desenhos com qualidade profissional deixando um contorno perfeito nos seus desenhos.

ideal para quem não tem muita habilidade na aerografia para contornar seus desenhos usando somente o aerógrafo.

A Segunda é usar para criar uma marcação na superfície e depois pintar seu desenho totalmente a mão livre.

Veja como esse stencil é fácil de usar na prática.

Formas de Utilizar o Stencil

A parte que muitos consideram complicada já se passou, agora entra a parte que considero mais divertida.

Nesse momento é onde você vai poder usar seus stencil de diferentes formas como mostrei nos vídeos anteriores.

Não existe uma regra exata para se usar os stencils, tudo vai depender do tipo de stencil que você criou e a partir desse momento é usar a criatividade.

Sugiro fazer varias combinações de cores para conseguir aprender ao máximo sobre o que realmente funciona e o que não funciona e assim dominar essa técnica.

Porém, se você nunca usou o aerógrafo antes vou deixar um caminho simples para te ajudar no inicio e conseguir usar o seu stencils independente do tipo de stencil que você decidiu cortar.

BAIXE GRATUITAMENTE

Descubra como Iniciar na Aerografia em 7 Dias sem Precisar saber Desenhar

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre aerógrafos, compressores e tintas pra fazer aerografia como profissional.

Conclusão

Nesse artigo te expliquei como trabalhar com os stencils para fazer seus desenhos na aerografia como um artista profissional.

Você aprendeu tudo sobre:

  • Os matérias necessários para cortar e criar seus stencils.
  • Os dois tipos de stencils que pode criar para fazer seus desenhos.
  • Como usar o seu stencil na prática.
  • E os 3 passos ideais para fazer seu desenho na aerografia com os stencil.

Se você não tem muita experiência na aerografia e quer ter o melhor resultado em seus trabalhos, sugiro usar a criação dos stencils de corte interno.

Esse tipo de corte é muito mais fácil e prático de se utilizar para fazer suas pintura em diferente superfícies.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>