23/07/2020

Por onde Começar no Freehand?

Se você está com dificuldades para usar o aerógrafo e fazer seus desenhos no freehand quero te mostrar algumas técnicas que vai facilitar o seu aprendizado, possibilitando você fazer suas pinturas com mais facilidade.

Se você não sabe o que é Freehand, deixa eu te explicar rapidamente.

A técnica do Freehand é uma forma de pintura usada na aerografia onde não é utilizado nenhum stencil, fita ou ferramenta que auxilie na realização do desenho, permitindo você ser livre em suas criações.

Se você está aqui é porque quer se sentir livre ao realizar seus desenhos seja em carros, motos, capacetes ou até mesmo em camisetas ou você está em busca de técnicas para começar nessa arte.

Você está com sorte!

Vou te mostrar o caminho para você conseguir usar o aerógrafo como um profissional e conseguir fazer seus desenho com muito mais liberdade e conseguir realizar diversos desenhos sem depender dos stencils.

O grande problema de quem está começando na aerografia é focar em coisas que não vai ajudar em sua evolução e vou listar as 3 principais para que você tome cuidado...

Veja o vídeo completo sobre como começar no Freehand!

FALTA DE EQUIPAMENTOS BONS

Para quem está começando é complicado fazer seus primeiros desenhos no freehand devido a falta de habilidade, experiencia e formas de estudos que ajuda na evolução.

Em sua grande maioria acaba culpando a falta de equipamentos bons, não praticando como deveria ou buscando informações relevantes sobre técnicas de pintura.

Existe muitos aerógrafos importados que ajuda no controle dos traços, mas nenhum faz magica como muitos artistas dizem e acaba confundindo quem não entende do assunto.

E não significa que você não deve aprender as principais técnicas e dominar completamente para facilitar a execução dos seus desenhos.

COMEÇAR POR DESENHOS REALISTAS

O pior erro de quem está começando é tentar começar por desenhos realistas, fotos ou desenhos com muito elementos, indo rumo a frustração e abandono da aerografia.

Percebi ao longo do tempo que muitos artistas estava com o desejo e ambição de aprender essas técnicas devido ao grande numero de artistas compartilhando seus trabalhos nas mídias sociais.

Fazendo muitas pessoas acreditar que fazer um desenho realista é fácil e não precisa de experiencia com a utilização dos equipamentos e produtos.

Se você gosta de desenhar e tem como sonho fazer desenhos realistas, aqui nesse artigo vou te mostrar um caminho para ajudar em seu aprendizado e como você vai praticar diariamente para conseguir atingir seu objetivo.

Se você aplicar o que ensino nesse artigo você vai ver os resultados em menos de 7 dias.

JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE NO DISCORD

Mostre seus desenhos e receba dicas exclusivas para evoluir ainda mais em seus projetos na aerografia.

FALTA DE CONSISTÊNCIA NOS ESTUDOS

Quando vamos aprender qualquer coisa em nossa vida precisamos de um plano de estudo e dedicação diária para dominar uma técnica e conseguir ter a habilidade para reaplicar sempre que precisarmos.

O que realmente acontece é que a maioria que está começando ignora esse fato, não cria um planejamento de estudo e prática, pensando que o mais importante é ter os equipamentos.

Alguns acabam realizando um desenho a cada 3 dias outros varia de 3 a 5 dias e pensa que já é um artista profissional por fazer um desenho usando stencil.

Estudar não é fazer vários desenhos aleatórios e sim, ter clareza do que você está estudando conseguindo mensurar os resultados para saber se está indo no caminho certo.

Sendo um dos pontos que muitas pessoas confunde e não compreende.

IMPACTO DE NÃO USAR UM MÉTODO

Se você acredita que tentar começar por desenhos realistas, é preciso dos melhores equipamentos, e plano de estudo é coisa de escola você vai ter alguns problemas como:

  • Não conseguir saber se está realmente aprendendo
  • Não conseguir ver evolução em seus desenhos
  • O controle do Aerógrafo não vai melhorar mesmo usando aerógrafos importados.
  • A pintura não vai ser limpa e uniforme, ficando manchado em alguns pontos.

Esses são alguns dos principais problemas que você pode ter ao usar o método errado, a verdade é que usando o método errado você só perde tempo e dinheiro.

Mas existe uma forma bem simples e intuitiva de resolver esse problema e quero te ajudar ainda nesse artigo, por isso sugiro que continue lendo esse artigo.

3 TÉCNICAS SIMPLES E DIVERTIDAS

Existe varias técnicas que você pode usar para aprender a arte do freehand, mas aqui quero te mostrar as 3 principais para ajudar você a conseguir os resultados o mais rápido possível.

As 3 principais técnicas precisa ser aplicada na ordem certa para que funcione e você consiga colher os resultados, essas técnicas são bem eficazes se for colocar em prática diariamente, quais são essas técnicas?

  1. Técnica de Coordenação
  2. Técnicas de Pintura e Criação de Degradê
  3. Aplicando o Conhecimento em Pratica em um Projeto

Vamos entender agora como você coloca em prática essas técnicas na ordem certa para conseguir colher os resultados...

O SEU PLANO ESTUDO DIÁRIO

Aqui está um plano diário para você aplicar e conseguir colher os resultados com facilidade e com um processo claro para conseguir atingir seus os objetivos na aerografia.

Nesse plano diário vou te explicar como aplicar as técnicas anteriores para você obter resultados rápidos e perceber sua evolução na aerografia mesmo que esteja começando hoje.

Dominando o Contorno Freehand

Realizar o contorno de desenhos no freehand, para muitas pessoas é quase impossível fazer...

A boa noticia é que não é complicado e tudo que você vai precisar é colocar uma técnica em pratica em seus estudos.

Contorno no freehand é só domínio do aerógrafo, tintas e entender como a diluição influencia no acabamento, entendendo a influencia desses fatores você vai conseguir fazer traços finos e contornos sem depender dos stencils tranquilamente.

Se você está começando na aerografia sugiro você começar fazendo contornos em desenhos geométricos, como:

  • Quadrado
  • Circulo
  • Triangulo

Esses desenhos vai ser um desafio enorme, mas você ao praticar vai entender como o processo funciona e ao longo do tempo vai se tornar cada vez mais fácil.

Preparei um vídeo bem legal que vai te ajudar a entender como aplicar essas técnicas com facilidade.

Pintura e Degradê Uniforme

Ter uma pintura e degradê uniforme é mais complicado do que muitos imaginam, existe uma serie de técnicas que pode ajudar nesse aprendizado, minha sugestão é você começar por objetos geométricos.

Praticando em desenhos simples você vai entender como o processo funciona, para replicar em desenhos complexos e ter a confiança de que não vai dar nada errado.

O que impede muitos artistas de conseguir bons resultados é a falta de confiança na hora de realizar suas pinturas, o medo de fazer algo errado é muito maior do que o desejo de acertar.

Fazendo muitos cometerem erros bobos, que praticando alguns exercícios simples vai resolver.

Se você tem dificuldades para realizar suas pinturas, sugiro aplicar essa técnica e você em poucos dias vai conseguir ver a evolução e conseguir partir para seus desenhos muito mais confiante.

A Formula dos Desenhos Desenhos Incríveis

Para conseguir dominar a técnica da aerografia e conseguir realizar desenhos incríveis, você precisa aplicar 3 passos simples no começo para desenvolver o senso critico e saber onde precisa melhorar.

Depois que você domina os contornos, pintura e degradê você está preparado para realizar seus desenhos totalmente no freehand, mas aqui é onde as coisas ficam mais complicada.

Esses três passos são os que me ajudaram a evoluir de forma rápida e simples na aerografia para conseguir realizar meus desenhos realistas com mais facilidade e quero te ajudar.

Passo 1: Escolha do Desenho e Processo de Pintura

Se você não tem muita habilidade na aerografia está começando agora minha sugestão para você é escolher um desenho simples com poucos elementos como: tio patinhas, mickey mouse...

Esse desenho você deve usar por 3 dias consecutivos para você evoluir 3x mais rápido.

Como nos objetivos geométricos você vai realizar o contorno e depois vai realizar a pintura como na referencia, algo simples que mesmo que esteja começando vai conseguir fazer facilmente.

Não se preocupe se os primeiros desenhos não sair como você gostaria, é super normal os primeiros ficar manchado, traços tortos... Ao longo do processo você vai dominar essa habilidade.

Passo 2: Medindo o seu Progresso

Metrificar sua evolução na arte não é tão simples e para algumas pessoas pode levar anos de estudo e prática, mas com o processo que você vai aplicar vai se tornar mais fácil essa percepção.

Após realizar seu desenho seguindo o passo anterior, você vai colar esse seu desenho em uma parede, esse desenho não precisa ficar colado para sempre, mas deixe lá por 3 dias.

Quando você colocar esse desenho na parede, após 24 horas reproduza novamente esse desenho, mas agora você vai se concentrar nos detalhes que você considera que precisa de melhorias e vai caprichar ainda mais nessas partes.

Você vai replicar esse processo durante 3 dias usando o mesmo desenho e procure sempre colocar esses desenhos um do lado do outro na parede, assim você vai notar onde está com dificuldades e onde está acertando.

Vai conseguir perceber a sua evolução, algo que poucos artistas se preocupa quando está começando e acaba ignorando, fazendo demorar para aprender onde pode melhorar seus desenhos.

Passo 3: Tempo diário de estudo

Muitos pensam que para aprender aerografia precisa se dedicar 24 horas por dia, a verdade é que você pode aprender praticando 30 minutos por dia desde que tenha o método certo para estudar.

Nesse artigo mostrei para você as técnicas que usei para controlar o aerógrafo e fazer meus desenhos realistas no Freehand e agora você tem acesso a esse método passo a passo.

Se você tem possibilidade de praticar mais do que 30 minutos por dia, pode praticar e sugiro que siga o método para você evoluir ainda mais rápido, seguindo o método você vai poder ver os resultados de 3 à 7 dias.

CONCLUSÃO

Você viu como realizar seus desenhos na aerografia usando o método freehand, te passei um método que me ajudou a evoluir na aerografia com facilidade e sem depender de equipamentos importados.

Expliquei passo a passo como você pode aplicar ainda hoje e se você realmente quer aprender aerografia para realizar seus desenhos em carros, motos e capacetes.

Faça o teste e veja os resultados.

Se você está com dificuldade para fazer seus desenhos realistas me diga nos comentários, sua dúvida pode virar um vídeo no Youtube e um artigo bem completo aqui no blog.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Você pode gostar

JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE NO DISCORD

Mostre seus desenhos e receba dicas exclusivas para evoluir ainda mais em seus projeto.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"dffbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"dffbe":{"val":"rgb(255, 212, 0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"dffbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
sim, quero fazer parte